A Lei nº10.639/03 e a Educação Escolar Quilombola

marcos legais para a descolonização curricular no Brasil

Autores

  • Andreia Martins da Cunha
  • Rogéria Cristina Alves Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9662

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, História da África, Currículos Escolares

Resumo

A proposta deste artigo é analisar as normativas educacionais Lei nº 10.639/03 e a Resolução nº8/2012, como instrumentos potenciais de descolonização curricular. Consideradas pelas autoras como formas de “ações afirmativas” no âmbito educacional, tais normativas são analisadas pelo método da hermenêutica-dialética, buscando-se evidenciar questões como: Quais os principais obstáculos à implementação dessas normativas? Quais estratégias pedagógicas emergem dessas legislações? Como essas políticas públicas dialogam com as epistemologias decoloniais? Os resultados indicam que há um longo caminho a ser percorrido no que tange à efetivação destas legislações. Conclui-se que o papel fundamental da educação em eliminar desigualdades historicamente acumuladas, no tocante à diferenciação de raça, ainda é um desafio.

Biografia do Autor

Rogéria Cristina Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em História Social da Cultura pelo programa de pós-graduação em História, da Universidade Federal de Minas Gerais.Mestre em História Social da Cultura (2011). Especialista em Inspeção Escolar pelo Centro Universitário UNINTER (2014).Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Possui experiência no ensino de história,em diferentes níveis: ensino fundamental, médio e superior. Atualmente é professora supervisora de estágio, no curso de Pedagogia, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP), no polo de Lagoa Santa (MG). E professora no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais. 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Martins da Cunha, A., & Cristina Alves, R. (2025). A Lei nº10.639/03 e a Educação Escolar Quilombola: marcos legais para a descolonização curricular no Brasil. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 100–121. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9662