Notas sobre a educação antirracista

dimensões teórico-conceituais e legais para a implementação da ERER – o curso “ERER Quilombola – olhares transgressores” em Pelotas – RS, 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9664

Palavras-chave:

Educação, Relações Étnico-raciais, Racismo, Antirracismo

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais é uma conquista dos movimentos sociais negros na busca pela mitigação do racismo no Brasil. A sanção da lei 10.639/03 foi um marco à implementação de uma educação cidadã que vise o respeito à diversidade, à diferença e à identidade de todas/os as/os sujeitos sociais que conformam a sociedade brasileira. O ensaio apresenta as abordagens teóricas desenvolvidas em um curso de formação continuada denominado ERER Quilombola – olhares transgressores desenvolvido no município de Pelotas, RS. A proposta é refletir sobre as carências na formação de trabalhadoras/es em educação, em relação à ERER. Os cursos de licenciatura e formação de professores têm muitas limitações em tratar de questões raciais. Um breve levantamento sobre as matrizes curriculares dos cursos de formação de professoras/es nas instituições públicas federais de educação da cidade, revela a quase inexistência de disciplinas e conteúdos que tratem a complexidade das relações raciais em profundidade.

Biografia do Autor

André Luis Pereira, IFSUL (Campus Pelotas)

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). Sociólogo, Professor EBTT de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL) - Campus Pelotas. É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2008), Mestre em Sociologia (PPGS/UFRGS), (2011). Tem interesse, principalmente, pelos seguintes temas: relações étnicorraciais; pós-colonialismo e produção do conhecimento em Ciências Sociais; teoria sociológica e a obra do intelectual Abdias do Nascimento, participação politica, poder local e movimentos sociais (basicamente Movimentos Negros) na contemporaneidade, além de desenvolver pesquisas sobre a implementação de políticas para a promoção da igualdade racial em nível local. Atualmente atua junto à Assessoria de Relações Étnico-raciais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e lotado no campus Viamão do IFRS para atuação docente (período 2024)

Camilla Meneguel Arenhart, SME-Pelotas

Graduada em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Especialista em História do Brasil pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - Especialização em História do Brasil (2011). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (2022). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: História das mulheres, feminismo, relações de gênero e raça e educação das relações étnico-raciais. Professora da Rede Municipal de Ensino de Pelotas. Coordenadora externa do curso de extensão Formação em Educação das Relações Étnico-raciais no IFSUL Campus Pelotas.

Referências

BETHENCOURT, Francisco. Racismos: das cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

CAVALLEIRO, Eliane. Introdução. In: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2010.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012.

MILES, Robert. Racismo institucional e relações de classe: uma relação problemática. IN: WIEVIORKA, Michel. Racismo e modernidade. Lisboa: Bertrand Editora, 1995.

NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.

SANTOS, Sales Augusto. Educação: um pensamento contemporâneo. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

TELLES, Edward. Racismo à brasileira. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

TOURAINE, Alain. Racismo hoje. IN: WIEVIORKA, Michel. Racismo e modernidade. Lisboa: Bertrand Editora, 1995.

WIEVIORKA, Michel. Racismo e modernidade (introdução). Lisboa: Bertrand Editora, 1995.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Pereira, A. L., & Meneguel Arenhart, C. (2025). Notas sobre a educação antirracista: dimensões teórico-conceituais e legais para a implementação da ERER – o curso “ERER Quilombola – olhares transgressores” em Pelotas – RS, 2023. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 139–159. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9664