Prática docente antirracista
uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9666Palavras-chave:
Abayomi, Educação antirracista, Educação Infantil, Prática pedagógicaResumo
O presente artigo apresenta uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi como possibilidade para pensar a docência e as práticas antirracistas no espaço escolar. Fundamenta-se nos marcos legais, tais como a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana, e dialoga com as contribuições dos teóricos da educação infantil e das relações étnico-raciais. Este relato de experiência, de abordagem qualitativa, baseia-se em pesquisa bibliográfica, apresentando reflexões sobre as infâncias negras como potências existenciais. As proposições tecidas neste texto evidenciam a importância da construção da imagem positiva da criança negra por meio da boneca Abayomi como referência de memória, coletividade e resistência, assim como destacam as narrativas das estudantes de Pedagogia. Permitem também ressignificar a formação docente para a promoção da igualdade racial, valorizando e reconhecendo a cultura afro-brasileira e africana.
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