Prática docente antirracista

uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9666

Palavras-chave:

Abayomi, Educação antirracista, Educação Infantil, Prática pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi como possibilidade para pensar a docência e as práticas antirracistas no espaço escolar. Fundamenta-se nos marcos legais, tais como a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana, e dialoga com as contribuições dos teóricos da educação infantil e das relações étnico-raciais. Este relato de experiência, de abordagem qualitativa, baseia-se em pesquisa bibliográfica, apresentando reflexões sobre as infâncias negras como potências existenciais. As proposições tecidas neste texto evidenciam a importância da construção da imagem positiva da criança negra por meio da boneca Abayomi como referência de memória, coletividade e resistência, assim como destacam as narrativas das estudantes de Pedagogia. Permitem também ressignificar a formação docente para a promoção da igualdade racial, valorizando e reconhecendo a cultura afro-brasileira e africana.

Biografia do Autor

Cristiane Andrade Fernandes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC- UNEB), Especialista Em Educação e Relações Étnico-Raciais-UESC, Pedagoga -UESC, Membro da linha de pesquisa Educação Popular, Saúde, Ciência-Tecnologia Sociedade Ambiente (CTSA) e Formação de Professores/SEC/IAT. Coordena o Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos- Ilhéus -Bahia. Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Ciências da Educação DCIE/ UESC.

Joelson Alves Onofre, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Educação (UFBA), Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais e Alteridade (UFOP).

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Andrade Fernandes, C., & Alves Onofre, J. . (2025). Prática docente antirracista : uma experiência pedagógica a partir da boneca Abayomi. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 648–668. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9666