Decolonizando saberes

A verbo-visualidade como ferramenta pedagógica para a promoção de igualdade racial por meio da literatura para as infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9667

Palavras-chave:

Decolonizaação, Verbo-visualidade, Igualdade racial, Educação, Literatura afro-brasileira

Resumo

Este estudo investiga o significado de decolonizar saberes e sua relevância na educação contemporânea. Como objetivos específicos, busca-se: a) analisar como a verbo-visualidade na literatura africana e afro-brasileira pode atuar na educação e conscientização racial; b) discutir seu papel na promoção da igualdade racial ao desafiar narrativas hegemônicas e valorizar vozes marginalizadas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, fundamenta-se em Sampieri, Collado e Lucio (2013) e Gil (2002). A análise dos dados utiliza a Análise Textual do Discurso (ATD), com base em Moraes (2020) e Moraes; Galiazzi (2017). O estudo foi realizado em uma escola pública de Cruzeiro do Sul (AC), embasado em autores como Freire (1979), Martins (2022) e Brait (2012). Os resultados evidenciam a necessidade de integrar teoria e prática na construção de uma sociedade mais justa, destacando a verbo-visualidade como ferramenta para reconhecer e valorizar identidades marginalizadas.

Biografia do Autor

Rute Neres Borges, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com Pós-Graduação em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão Pública pela mesma instituição. Tecnóloga em Segurança do Trabalho pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atualmente, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação na UFAC. Atuando como Assessora Técnica na Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Estado de Educação e Cultura.

Ana Ingridy Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - Campus Floresta (UFAC). Participou do Programa de Residência Pedagógica e é membro do Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/UFAC) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAC). Possui interesse nas temáticas: educação antirracista; educação para relações étnico-raciais e literatura de temática Africana e Afro-Brasileira.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Neres Borges, R., & Silva Rodrigues, A. I. (2025). Decolonizando saberes: A verbo-visualidade como ferramenta pedagógica para a promoção de igualdade racial por meio da literatura para as infâncias . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 604–629. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9667