Decolonizando saberes
A verbo-visualidade como ferramenta pedagógica para a promoção de igualdade racial por meio da literatura para as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9667Palavras-chave:
Decolonizaação, Verbo-visualidade, Igualdade racial, Educação, Literatura afro-brasileiraResumo
Este estudo investiga o significado de decolonizar saberes e sua relevância na educação contemporânea. Como objetivos específicos, busca-se: a) analisar como a verbo-visualidade na literatura africana e afro-brasileira pode atuar na educação e conscientização racial; b) discutir seu papel na promoção da igualdade racial ao desafiar narrativas hegemônicas e valorizar vozes marginalizadas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, fundamenta-se em Sampieri, Collado e Lucio (2013) e Gil (2002). A análise dos dados utiliza a Análise Textual do Discurso (ATD), com base em Moraes (2020) e Moraes; Galiazzi (2017). O estudo foi realizado em uma escola pública de Cruzeiro do Sul (AC), embasado em autores como Freire (1979), Martins (2022) e Brait (2012). Os resultados evidenciam a necessidade de integrar teoria e prática na construção de uma sociedade mais justa, destacando a verbo-visualidade como ferramenta para reconhecer e valorizar identidades marginalizadas.
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