A Modernidade

uma narrativa a serviço do colonialismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9668

Palavras-chave:

Colonialidade, Decolonialidade, Epistemologias, Afrocentricidade

Resumo

Este ensaio discute a Modernidade em seus aspectos ideológicos, como uma narrativa cujo enredo se desenvolve a partir de uma concepção evolucionista e a situa como ápice da experiência humana a justificar os empreendimentos coloniais europeus. Analisa a partir de autores como Quijano (2005) e Mignolo (2017), são discutidos a importância de conceitos como os de colonialidade e decolonialidade, bem como a dependência da empresa colonial de uma epistemologia eurocentrada e suas exigências de monopólio da razão, sustentada pela suposta neutralidade dos métodos científicos. Considera-se a relação entre o conhecimento e a divisão dos seres humanos em raças, fundamento do escravismo, base das forças produtivas da empresa colonial. Como resultados, o trabalho aponta as contribuições possíveis do conceito de afrocentricidade e das epistemologias etnizadas produzidas por aqueles que vivem às margens.

Biografia do Autor

Alessandro Domingos de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Teologia pela FACULDADE EVANGELICA DE TEOLOGIA - FATE-BH (2009) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana - Centro Universitário Claretiano (2019). Atualmente é professor - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Mestrando em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (Ibirité)

É docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Ibirité onde atua em cursos de formação de professores. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/UEMG) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UEMG Ibirité (PROFEI/UEMG). Doutor em Educação: conhecimento e inclusão social, da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Domingos de Souza, A., & Santos Braga, D. (2025). A Modernidade: uma narrativa a serviço do colonialismo. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 708–720. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9668