Currículo e relações étnico-raciais
movimentos sociais e a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9670Palavras-chave:
Currículo, Educação do campo, Educação das relações étnico-raciaisResumo
O presente trabalho trata de um recorte de dissertação de mestrado, que discorre acerca do currículo, trazendo em suas contribuições a importância de um currículo que dialogue com a realidade das comunidades do campo, a partir da reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais (ERER) desde a educação infantil. O locús da pesquisa é uma comunidade de zona rural/campo, no Sítio Capim de Cheiro, na cidade de Caaporã, na Paraíba. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, com metodologia participativa nos cotidianos, partindo do diálogo com a comunidade local. O trabalho dialoga com as legislações da educação do campo e a Lei 10.639/2003. Assim, baseio-me na leitura crítica de algumas pessoas autoras que marcaram a história dos movimentos socias, tais como: Freire e Kolling, além daquelas/es que discutem a educação para as relações étnico-raciais, como Nilma Lino Gomes e bell hooks.
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Revista Sem Terra, ano 1 n. 2 out./dez. 1997.
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