Representações sociais sobre educação étnico-Racial entre professores do ensino fundamental de Soure, Marajó

direito ao trabalho e à educação em perspectiva intercultural e decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9676

Palavras-chave:

educação para as relações étnico-raciais, representações sociais, interculturalidade, escola, Descolonização

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as representações sociais sobre educação étnico-racial entre professores do ensino fundamental de Soure/Arquipélago do Marajó/Pará. Trabalhamos com uma abordagem quanti-qualitativa com questionário e entrevista com dezesseis professores/as do ensino fundamental. Aplicamos a técnica de evocação de palavras a fim de construir mapas mentais. As amarras socioculturais, políticas e institucionais que engessam nossos modos de vida nos padrões europeus como referência, atravessam o campo educacional num ciclo recursivo, entre sociedade e escola, em que a comunidade escolar pode ser reprodutora de relações sociais marcadas pelo racismo.  Ficou evidente que se trata de um processo dinâmico e contínuo de rupturas e radicalização das lutas no interior da escola. A obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana não determina por si só a concretização da educação para as relações étnico-raciais e requer um envolvimento coletivo de tensionamento e subversão das culturas preteridas na escola.

Biografia do Autor

Denise Machado Cardoso, UFPA

Antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Doutora em Trópico Úmido Pdtu Naea pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Parlandin dos Santos, A. L., & Machado Cardoso, D. (2025). Representações sociais sobre educação étnico-Racial entre professores do ensino fundamental de Soure, Marajó: direito ao trabalho e à educação em perspectiva intercultural e decolonial. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 307–327. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9676