Reinado e alteridade na comunidade negra dos Arturos em Contagem-MG
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9681Palavras-chave:
Reinado do Rosário, Arturos, Alteridade, Diáspora Africana, Força VitalResumo
A Comunidade quilombola dos Arturos, localizada na cidade de Contagem-MG, principal guardiã do Reinado do Rosário de Contagem, reúne saberes e práticas socioculturais afrodiaspóricas. Em 2014, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG - reconheceu e registrou a Comunidade dos Arturos como patrimônio imaterial cultural de Minas Gerais. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o significado deste reconhecimento e do registro no contexto das heranças culturais afro-brasileiras, como valorização e afirmação da cultura negra plural, dialógica e fundamentada na afirmação da alteridade. A pesquisa se desenvolveu por meio de observação participante. Nas conclusões, a ação do IEPHA-MG é interpretada como uma reparação e a história, os conteúdos e as práticas rituais e festivas do Reinado do Rosário são compreendidos na lógica de uma pedagogia da alteridade da diáspora africana no Brasil, através da qual se busca “a força vital”.
Referências
BARBOSA, Nila Rodrigues. Museus e etnicidade: o negro no pensamento museal. Curitiba: Editora Appris, 2018.
BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição para uma sociologia das interpenetrações de civilizações. 2ª edição. Trad. Maria Eloisa Capellato e Olívia Krahenbuhl. São Paulo: Editora Pioneira, 1985.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. O Magnificat, Lc. 1,46-55. São Paulo: Edições Paulina, 1985.
CAPONE, Stefânia. A busca da África no candomblé: tradição e poder no Brasil. Trad. Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Editora Pallas,2004.
FERREIRA, Eduardo Evangelista. Patrimônio mineiro na Serra do Veloso em Ouro Preto-MG: registro, análise e proposição de circuitos geoturísticos interpretativos. Dissertação. (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) Departamento de Geologia, Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, Ouro Preto, 2017.
FONSECA, Geraldo. Contagem perante sua história: 1716-1978. Contagem: Prefeitura Municipal de Contagem, 1978.
GOMES, Núbia Pereira de Magalhaes; PEREIRA, Edmilson de Almeida. Negras raízes mineiras: os Arturos. Juiz de Fora: EDUFJF/MinC, 1988.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiáticos, Universidade Cândido Mendes, 2001.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍTICO DE MINAS GERAIS-IEPHA-MG. Comunidade dos Arturos. 1ª Ed. Belo Horizonte: IEPHA, 2014. (Caderno do Patrimônio; v.2).
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. 3ª Edição. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2013.
LUCAS, Glaura. Tempo e música nos rituais do congado mineiro nos Arturos e Jatobá. Tese. (Doutorado em Música) Departamento de Música, Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Rio de Janeiro, 2005.
LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: um estudo etnomusicológico do congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Dissertação. (Mestrado em Musicologia) Departamento de Música, Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 1999.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte: Mazza Edições; São Paulo: Editora Perspectiva,1997.
OLIVEIRA, Rosângela Paulino. Morte tradicional em sociedade moderna: os ritos de morte na comunidade dos Arturos. Tese. (Doutorado em Antropologia) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP, São Paulo, 2011.
OLIVEIRA, Rosângela Paulino. Os Arturos: unidos pela festa. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP, São Paulo, 2005.
OLIVEIRA, Sueli do Carmo. O Reinado nas encruzilhadas do catolicismo: a dinâmica das comunidades congadeiras de Itaúna-MG. Dissertação. (Mestrado em Ciências Sociais da Religião) Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, Juiz de Fora, 2011.
ROSA, Maria Carlota. Uma língua africana no Brasil colônia dos seiscentos: o quimbundo ou língua de Angola na Arte de Pedro Dias, SJ. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2013.
SABARÁ: O drama de um campesinato negro no Brasil: a Comunidade negra dos Arturos. Belo Horizonte: Ophicina de Arte de Prosa, 2015.
SABARÁ, Romeu. Arturos: um drama do campesinato negro no Brasil. Tese. (Doutorado em Antropologia) Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 1997.
SANTOS, Jorge Antônio. Entrevista. In: O Tempo. Versão digital, 28/05/2014. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/comunidade-dos-arturos-e-declarada-patrimonio-imaterial-de-minas-1.854052?fbclid=IwAR2VbwHowjwB_X9kKnOvVVZY6aT4tEFQwBXF2L1qx8u5q4RbHBR03naXHUU> Acesso em: 27/07/2019.
SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro – 1870-1930. 1ª Edição. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012.
SILVA, Rubens Alves da. Negros Católicos ou catolicismo negro? Um estudo sobre a construção da identidade negra no congado mineiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.
SOUZA, Marina de Mello. Reis africanos no Brasil escravista: história da Festa de Coração de Rei Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
TEMPELS, Placide. La philosophie bantoue. Trad. A. Rubbens. Paris: Press Alfa, 1949. (CollectionPresençeAfricaine).
VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. 3ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







