Práticas pedagógicas e educação antirracista na escola básica
trajetórias de professoras negras de Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9688Palavras-chave:
Prática Pedagógicas, Educação antirracista., Professoras Negras;, História Oral;, Educação Básica;Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os achados e as discussões de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas na perspectiva da valorização da identidade negra, desenvolvidas por professoras negras em escolas municipais de Belém do Pará (2004-2014). A investigação foi realizada por meio da metodologia da história oral, e, para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo baseados em Bardin (2011) e contou com a participação de doze professoras negras da rede municipal de ensino de Belém. As narrativas demostraram que as docentes compreendem que são uma representatividade negra positiva, mesmo sabendo que a luta por uma educação antirracista deva ser uma obrigação de qualquer educador/a negro/a ou não, suas práticas pedagógicas voltadas à valorização da identidade negra, juntamente com seus corpos negros, são essenciais para servirem como referências positiva para todas/os educandas/os, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
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Entrevistas
BARROS, Antonieta. [41]. [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 19 set. 2022.
BENGUELA, Tereza, [42]. [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel. Belém, Pará. 5 ago. 2022.
FIRMINA, Maria. [50] [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 22 ago. 2022.
FRANCO, Marielle. [41] [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel. Belém, Pará. 9 set. 2022.
LEALDINA, Luciana. [55] [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimenta Pimentel, Belém, Pará. 5 ago. 2022.
GONZALES, Lélia. [38]. [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 15 ago. 2022.
SOARES, Elza. [47]. [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 10 ago. 2022.
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