Práticas pedagógicas e educação antirracista na escola básica

trajetórias de professoras negras de Belém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9688

Palavras-chave:

Prática Pedagógicas, Educação antirracista., Professoras Negras;, História Oral;, Educação Básica;

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os achados e as discussões de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas na perspectiva da valorização da identidade negra, desenvolvidas por professoras negras em escolas municipais de Belém do Pará (2004-2014). A investigação foi realizada por meio da metodologia da história oral, e, para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo baseados em Bardin (2011) e contou com a participação de doze professoras negras da rede municipal de ensino de Belém. As narrativas demostraram que as docentes compreendem que são uma representatividade negra positiva, mesmo sabendo que a luta por uma educação antirracista deva ser uma obrigação de qualquer educador/a negro/a ou não, suas práticas pedagógicas voltadas à valorização da identidade negra, juntamente com seus corpos negros, são essenciais para servirem como referências positiva para todas/os educandas/os, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Thais Pimenta Pimentel, UFPA/SEMED AVANANINDEUA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2014). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (2022/PPEB/UFPA). Especialista em Escola Que Protege (UFPA) e em Questões Étnico-raciais (2016/UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA); linha de pesquisa: história da educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa HISTEDBR Seção Pará. Colaboradora no Programa de Educação Tutorial PET Interdisciplinar Conexões de Saberes e do Museu da Educação. Tem experiência nas temáticas: Educação antirracista; Mulheres negras; Educação Escolar Quilombola; Identidade negra; Escola que protege. Professora efetiva na rede municipal de educação de Ananindeua (SEMED), atuando nos anos iniciais na Escola André Avelino Piedade.

Maria José Aviz do Rosário

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Orcid iD https://orcid.org/0000-0001-8680-5181. E-mail: mrosario@ufpa.br

 

 

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Entrevistas

BARROS, Antonieta. [41]. [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 19 set. 2022.

BENGUELA, Tereza, [42]. [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel. Belém, Pará. 5 ago. 2022.

FIRMINA, Maria. [50] [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 22 ago. 2022.

FRANCO, Marielle. [41] [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel. Belém, Pará. 9 set. 2022.

LEALDINA, Luciana. [55] [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimenta Pimentel, Belém, Pará. 5 ago. 2022.

GONZALES, Lélia. [38]. [ago. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 15 ago. 2022.

SOARES, Elza. [47]. [set. 2022]. Entrevistadora: Thaís Pimentel, Belém, Pará. 10 ago. 2022.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Pimenta Pimentel, T., & Aviz do Rosário, M. J. (2025). Práticas pedagógicas e educação antirracista na escola básica: trajetórias de professoras negras de Belém-PA. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 249–268. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9688