Educação para as relações étnico-raciais e atuação docente

desafios e perspectivas na rede municipal de Seabra-BA

Autores

  • Jardel Jesus Santos Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Seabra
  • Sara Raphaela Machado de Amorim Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-2845-674X

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9693

Palavras-chave:

Educação, Relações Étnico-Raciais, Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central investigar práticas e (in)compreensões em relação à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) por parte de docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental vinculados à rede municipal de Seabra-BA. Para isso, utiliza-se de abordagens qualitativas e quantitativas na coleta e análise dos dados, em diálogo com um referencial teórico que fundamenta a discussão proposta em torno das questões étnico-raciais, na interface com a formação docente e com a necessária problematização curricular. Os resultados apontam que a escola, dentre suas responsabilidades em termos de função social, possui a relevante tarefa de contribuir para a produção de narrativas que evidenciem a presença de sujeitos historicamente postulados enquanto subalternizados. Tal ação só se torna possível mediante a formação de profissionais docentes aptos à discussão e à promoção de práticas educativas voltadas às questões étnico-raciais e suas relações históricas - e assimétricas - na construção da sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Memória, Identidade e Ensino de História (MNÊMIS/CNPq).

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Jesus Santos Rodrigues, J. ., & Machado de Amorim , S. R. (2025). Educação para as relações étnico-raciais e atuação docente: desafios e perspectivas na rede municipal de Seabra-BA. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 289–306. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9693