Movimento Indígena e Educação

Entre a Resistência e o Reconhecimento

Autores

  • Ana Luiza Morais Soares Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9697

Palavras-chave:

Movimento indígena, História indígena, Protagonismo

Resumo

O artigo destaca a vitalidade e diversidade dos povos indígenas no Brasil, ressaltando sua atuação política e os desafios enfrentados. Inicia com uma análise do protagonismo indígena no cenário nacional desde a década de 1960, essencial para compreender o movimento indígena atual e a obrigatoriedade do ensino de suas histórias e culturas nas escolas (Lei 11.645/2008). Em seguida, aborda a Nova História Indígena, demonstrando que a agência indígena influencia a história desde a colonização. O terceiro eixo discute os sistemas de saberes indígenas, que desafiam concepções ocidentais sobre consciência histórica. Por fim, apresenta a crítica de Gersen Baniwa à ciência acadêmica e defende a inclusão equitativa das vozes indígenas nesses espaços. O texto convida à reflexão sobre a necessidade de reconhecer e valorizar esses conhecimentos na sociedade.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Morais Soares, A. L. (2025). Movimento Indígena e Educação: Entre a Resistência e o Reconhecimento. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 30–49. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9697