Educação antirracista e decolonial
análise da inserção das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9703Palavras-chave:
Educação Antirracista, Decolonialidade, Livros didáticos, Diversidade étnico-racial, PNLDResumo
Este artigo analisa a inserção das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 em livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2021, com foco na promoção de uma educação antirracista e decolonial. Para tanto, os diálogos teóricos foram realizados considerando autores do movimento decolonial e da Educação Antirracista e emancipatória. A pesquisa, de abordagem qualitativa e análise documental, identificou avanços na representação visual de pessoas negras e indígenas, mas apontou fragilidades na abordagem pedagógica, como a ausência de atividades que promovam reflexões críticas sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena. Conclui-se que, embora haja esforços para diversificar as representações, é necessário aprofundar a integração desses saberes no currículo, garantindo uma educação inclusiva e transformadora, alinhada aos princípios da Educação em Direitos Humanos.
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