Educação antirracista e decolonial

análise da inserção das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9703

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Decolonialidade, Livros didáticos, Diversidade étnico-racial, PNLD

Resumo

Este artigo analisa a inserção das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 em livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2021, com foco na promoção de uma educação antirracista e decolonial. Para tanto, os diálogos teóricos foram realizados considerando autores do movimento decolonial e da Educação Antirracista e emancipatória. A pesquisa, de abordagem qualitativa e análise documental, identificou avanços na representação visual de pessoas negras e indígenas, mas apontou fragilidades na abordagem pedagógica, como a ausência de atividades que promovam reflexões críticas sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena. Conclui-se que, embora haja esforços para diversificar as representações, é necessário aprofundar a integração desses saberes no currículo, garantindo uma educação inclusiva e transformadora, alinhada aos princípios da Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Thiago Moreira Santos, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais. Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais

Thiago Moreira Santos

Graduado em Ciências Biológicas  pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Docência no Ensino Superior e em Gestão, Supervisão e Inspeção Escolar, além de mestre em Bioquímica e Genética pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, atua como professor de Biologia, no Ensino Médio, na rede pública estadual de Minas Gerais e como docente de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II,  na rede municipal de Uberlândia, dedicando-se à educação básica.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Cristiane Coppe

Professora Titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia -DIEPAFRO/UFU) no período de 2020 a 2024. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFU. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/Unesp. Orienta projetos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP.

E-mail: coppedeoliveira@gmail.com

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Petronilho Boiago, C. E., Moreira Santos, T., & Coppe de Oliveira, C. (2025). Educação antirracista e decolonial: análise da inserção das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos livros didáticos de Ciências da Natureza e Matemática. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 432–454. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9703