Costurando pontes entre memórias e afetos
o trabalho artístico de Itamara Ribeiro em uma prática educativa na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9707Palavras-chave:
Ensino de Artes Visuais na EJA, Práticas pedagógicas na EJA , Memória e educação , Itamara RibeiroResumo
O trabalho tem por objetivo apresentar uma prática artística educativa desenvolvida nos cursos técnicos do Proeja em uma escola pública federal do Rio de Janeiro, com base no trabalho artístico de Itamara Ribeiro. As obras da artista fazem profundas inserções no cotidiano feminino e nas memórias das mulheres de sua família, repensando esse universo através de uma poética denunciativa, utilizando a bordadura como alerta aos abusos e opressões de gênero. Dessa forma, a prática educativa realizada possibilitou o reconhecimento da Arte como uma forma de expressão que se relaciona com as vivências, histórias e memórias pessoais, que ganha amplitude ao permitir conexões com nossa realidade, permitindo desenvolver uma percepção crítica sobre a conjuntura social.
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