Costurando pontes entre memórias e afetos

o trabalho artístico de Itamara Ribeiro em uma prática educativa na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9707

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais na EJA, Práticas pedagógicas na EJA , Memória e educação , Itamara Ribeiro

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar uma prática artística educativa desenvolvida nos cursos técnicos do Proeja em uma escola pública federal do Rio de Janeiro, com base no trabalho artístico de Itamara Ribeiro. As obras da artista fazem profundas inserções no cotidiano feminino e nas memórias das mulheres de sua família, repensando esse universo através de uma poética denunciativa, utilizando a bordadura como alerta aos abusos e opressões de gênero. Dessa forma, a prática educativa realizada possibilitou o reconhecimento da Arte como uma forma de expressão que se relaciona com as vivências, histórias e memórias pessoais, que ganha amplitude ao permitir conexões com nossa realidade, permitindo desenvolver uma percepção crítica sobre a conjuntura social.

Biografia do Autor

Marcelino Euzebio Rodrigues, Colégio Pedro II

Doutor em Educação, na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História do ProPEd, UERJ. Professor de Artes Visuais e do Curso de pós-graduação Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Desenvolve pesquisa sobre afrodescendência em diálogo com as pedagogias decoloniais.

Sirlene Ribeiro Alves , Colegio Pedro II

Doutora em Educação Proped/UERJ, mestra em Relações Étnico-raciais Cefet RJ. Trabalha como professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II, atendendo a crianças, jovens e adultos. Pesquisa as relações entre memória e identidade em práticas pedagógicas, na Educação de Jovens e Adultos, e as relações étnico-raciais implicadas no campo educacional, histórico e artístico.

Gisele Bastos de Araujo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Especialista no Ensino de Artes Visuais, pelo PROPGEPEC, do Colegio Pedro II, RJ. Professora de Artes Visuais da rede publica de ensino do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, Sirlene Ribeiro. O ensino de arte na educação de jovens e adultos à luz das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. In: COSTA, Renato Pontes; RIBEIRO, Ana de Almeida (Org). O saber da gente... sobre “uma educação pro povo". Rio de Janeiro: Caetés, 2013, p. 185-194

CHEREM, Rosângela Miranda; DA SILVA, Rafaela Maria Martins. Insistências e consistências da linha na arte contemporânea. Revista Interdisciplinar e Internacional de Artes Visuais, Curitiba, v.5, n.1, p. 248 – 258. Jan.-Jun. 2018.

CULTURA, TV Top. FAOP recebe a exposição “A Mulher e o Lar". Youtube, 17/04 jan.8. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=MiSvT-uphvg > . Acesso em 03/02/2024.

IFPE, Olinda. Bate-papo sobre bordado com Louise dos Reis e Itamara Ribeiro. YouTube, 15/ 10/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3YLhJxVvC1M>. Acesso em: 20/12/2023.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Disponível em <https://www.google.com.br/books/edition/Mem%C3%B3ria_3_ed/nIJXDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=ivan+izquierdo+memoria+pdf&printsec=frontcover>. Acesso em 02/02/2024.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

Maturana, H. (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

__________. Pierre Nora em Les lieux de mémoire. Montevideo: Trilce, 2008.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2010.

PARKER, Rozsika. Subversive Stitch: Embroidery and the Making of the Feminine. Londres: The Women’s Press, 1984.

PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Record, 2021.

RIBEIRO, Itamara. Diário de artista professor no ensino aprendizagem. Monografia (Especialização Lato Sensu). Escola de Belas Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal de Minas gerais. Belo Horizonte,2020.

SESC, Pinheiros. Exposição Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte - Making of (Sesc Pinheiros). Youtube, 26/01/2026. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=ulq4fK5JyWs> Acesso em 03/02/2024.

SIMIONI, Ana Paula. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan, Revista Proa, n°02, vol.01, 2010. Disponível em < https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/proa/article/view/2375/1777> Acesso em 04/02/2024.

Spinoza, B. (2007). Ética (2a ed., T. Tadeu, trad.). São Paulo, SP: Autêntica.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Euzebio Rodrigues, M., Ribeiro Alves , S., & Bastos de Araujo, G. (2025). Costurando pontes entre memórias e afetos: o trabalho artístico de Itamara Ribeiro em uma prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 314–332. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9707