Teorias Pedagógicas alinhadas às sociodiversidades mineiras
o ensino culturalmente relevante e as pedagogias da Pluriversalidade e das Encruzilhadas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9711Palavras-chave:
Ensino Culturalmetne Relevante, Monorracionalidade, Pluriversalidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais.Resumo
O relato de experiência procura dialogar com o futuro tema de pesquisa de campo de mestrado que tem como intuito acompanhar as práticas pedagógicas de professores de escolas da SRE de Sete Lagoas por meio dos contributos da Pedagogia do Ensino Culturalmente Relevante. Como objetivo precípuo procuro apresentar o conceito de Ensino Culturalmente Relevante e seus pressupostos teórico-metodológicos que serão trabalhados na posterior pesquisa de campo no mestrado da UEMG. Como objetivo específico procuramos identificar abordagens pedagógicas baseadas na e para a realidade brasileira nos recortes étnico-raciais. A relevância teórica do relato tem como principal arcabouço as contribuições das Pedagogias das Ausências e das Emergências. A metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa e dos contributos da pesquisa bibliográfica.
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