O conceito de branquitude como ferramenta para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9712Palavras-chave:
Educação antirracista, Branquitude, PedagogiaResumo
O presente artigo trata de entender como o privilégio da branquitude possa ser uma ferramenta para uma educação antirracista a partir de uma experiência do estágio de uma estudante de XXX matriculada no sexto período na Universidade XXX. Ao experienciar a possibilidade de uma atuação na educação antirracista na escola, percebemos que elementos impedem uma prática crítica, atuante e antirracista. O relato de experiência dialoga com autoras como Sueli Carneiro, Bárbara Carine e Djamila Ribeiro, entre outras. Encerra com a necessidade de repensar uma educação que ultrapasse o cumprimento da Lei 10.639/03 e que forneça bases práticas para um ensino que combata o racismo vigente e estrutural no ambiente escolar, além da necessidade de se utilizar o conceito de branquitude para que isso aconteça.
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