Capoeira e ações afirmativas

Perspectivas e compreensão de docentes de Educação Física do Ensino Básico do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9713

Palavras-chave:

Capoeira, lutas, BNCC, Ações Afirmativas, Educação Física

Resumo

A Capoeira, manifestação cultural surgida no Brasil a partir de matrizes africanas, é mencionada em diversos documentos normativos de ensino e se faz presente em muitas escolas brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de cunho descritivo-exploratório, buscando diagnosticar a compreensão do conteúdo Capoeira no eixo temático lutas da BNCC e sua relação com o conceito de ações afirmativas, por docentes do ambiente formal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, das ilhas do Governador, Fundão e Paquetá. Utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2008) nos dados coletados, gerando 4 eixos de análise. Neste artigo debruçamo-nos sobre o eixo 3 (Capoeira e Ações Afirmativas).  Como resultado, evidenciou-se pouca compreensão do conceito de ações afirmativas. Apesar disso, a maioria (36 docentes) relacionou positivamente o conteúdo Capoeira a uma ação afirmativa na sociedade. Desse modo, espera-se que a pesquisa contribua para futuras produções científicas e ações de ensino na área.

Biografia do Autor

Paulo César Miranda da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Monitor da Disciplina Fundamentos da Capoeira em Licenciatura. Pesquisador voluntário na Iniciação Científica: A Capoeira no Eixo Temático Lutas da BNCC. Extensionista do projeto CAPOUFRJ - Capoeira na Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa LABCAPO - Laboratório Capoeira. Capoeirista do grupo ABADÁ-CAPOEIRA. 

Lívia de Paula Machado Pasqua, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Lutas - CAPOEIRA - EEFD-UFRJ (Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Doutora em Educação Física na Área de Educação Física e Sociedade -UNICAMP (2016-2020) BOLSISTA CAPES. Doutorado Sanduíche (BOLSA CAPES SANDUÍCHE - 2018) em Londres - Reino Unido na University of Roehampton (Departamento de Dança). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Educação Física e Sociedade - Linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (UNICAMP). Coordenadora do grupo de pesquisa LABCAPO - Laboratório Capoeira -UFRJ. Membro do LAPEGI - FCA - UNICAMP (Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) - Subprojeto Educação Física/UFRJ. Experiência na área de Educação Física e Humanidades, com ênfase em Capoeira, Ginástica, Circo, Pedagogia do Movimento, Ciências Humanas e Educação Física e Artes da cena. Atua também com performances artísticas; coordenadora do coletivo de artistas Caleidoscópio Brasil. Professora de Capoeira, do grupo ABADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, desde 2000). 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Strino Dalto, A., Miranda da Silva, P. C., & de Paula Machado Pasqua, L. (2025). Capoeira e ações afirmativas : Perspectivas e compreensão de docentes de Educação Física do Ensino Básico do Rio de Janeiro. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 368–389. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9713