Capoeira e ações afirmativas
Perspectivas e compreensão de docentes de Educação Física do Ensino Básico do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9713Palavras-chave:
Capoeira, lutas, BNCC, Ações Afirmativas, Educação FísicaResumo
A Capoeira, manifestação cultural surgida no Brasil a partir de matrizes africanas, é mencionada em diversos documentos normativos de ensino e se faz presente em muitas escolas brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de cunho descritivo-exploratório, buscando diagnosticar a compreensão do conteúdo Capoeira no eixo temático lutas da BNCC e sua relação com o conceito de ações afirmativas, por docentes do ambiente formal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, das ilhas do Governador, Fundão e Paquetá. Utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2008) nos dados coletados, gerando 4 eixos de análise. Neste artigo debruçamo-nos sobre o eixo 3 (Capoeira e Ações Afirmativas). Como resultado, evidenciou-se pouca compreensão do conceito de ações afirmativas. Apesar disso, a maioria (36 docentes) relacionou positivamente o conteúdo Capoeira a uma ação afirmativa na sociedade. Desse modo, espera-se que a pesquisa contribua para futuras produções científicas e ações de ensino na área.
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