Entre aquilombamento e quilombismo

ensaio sobre afrocentricidade e produção acadêmica

Autores

  • Kelly Cristina Quintiliano Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9714

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Quilombismo, Aquilombamento, Produção acadêmica

Resumo

Este ensaio traz inquietações sobre a importância da afrocentricidade para a produção acadêmica a partir da perspectiva teórica do aquilombamento (Nascimento, B., 1982) e quilombismo (Nascimento, A., 1980), tendo como pano de fundo as narrativas de um grupo de alunas negras do mestrado em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Pretende-se construir reflexões sobre essa presença no programa e como isso as impulsionaram a se aquilombar e a fomentar discussões sobre a práxis negra, associando-se ao processo quilombista. Esse ensaio justifica-se para que essa produção acadêmica não materialize o epistemicídio a que poderiam estar sujeitos esses saberes. A afrocentricidade (Asante, 1980) questiona as epistemologias eurocentricas e patriarcais, posicionando o negro, seja africano ou diaspórico, como agente de ideias. Assim, esse ensaio é relevante por registrar a produção acadêmica dessas mulheres negras, decorrente do processo de afrocentricidade.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Quintiliano, K. C. (2025). Entre aquilombamento e quilombismo: ensaio sobre afrocentricidade e produção acadêmica. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 739–755. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9714