Terreiro enquanto resistência à colonialidade

a ótica de suas lideranças no Sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9715

Palavras-chave:

Pedagogia de terreiro, epistemicídio, resistência cultural

Resumo

O artigo discute a tentativa de apagamento da cultura preta no Brasil, destacando a intolerância religiosa e o epistemicídio dos saberes ancestrais africanos. O foco recai sobre os terreiros como espaços de resistência à colonialidade, enfatizando as narrativas de suas lideranças e sua luta por visibilidade e orgulho identitário. O estudo investiga um terreiro localizado no Sul de Minas Gerais, onde a espiritualidade se entrelaça à coletividade e à afirmação cultural. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica pós-crítica, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, analisando as práticas religiosas e pedagógicas como estratégias de enfrentamento à opressão. O texto dialoga com autores como Stuart Hall, bell hooks e Aníbal Quijano, evidenciando o terreiro como um quilombo epistemológico que desafia a narrativa eurocêntrica e ressignifica a identidade preta.

Biografia do Autor

Rebeca Geremias Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2009), graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2021) e graduação em História pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Educação. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras

possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Lavras - UFLA, lotado no Departamento de Educação Física. É orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) PPGE/FAELCH, na linha de pesquisa: Fundamentos da educação, corpo e cultura - e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF/FCS (Mestrado). É integrante do Grupo de Pesquisa "Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente", como também integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF). Atua e investiga temas na área de Educação e Educação Física, principalmente envolvendo os seguintes recortes: infâncias, educação infantil, educação física escolar e marcadores sociais das diferenças.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Geremias Ribeiro, R., Pinto Gonçalves dos Reis, F., & Gurgel Vieira, R. A. (2025). Terreiro enquanto resistência à colonialidade: a ótica de suas lideranças no Sul de Minas Gerais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 898–915. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9715