Corpografias negras
afetividades e pedagogias emancipatórias em práticas antirracistas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9717Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico Raciais, Afetividades, Corpografias negras, Pedagogias emancipatóriasResumo
Este artigo objetiva ampliar o debate acerca da construção de narrativas de reexistências, destacando a pluralidade e os valores positivos na constituição de imagens, referências e identidades de corpos racializados. Trata-se de refletir sobre e com corporeidades negras, em relação às possibilidades de ser, viver, sentir e aprender, desde manifestações afrodiaspóricas, nas quais valores de pertencimento, musicalidade, corporeidade e mobilidade são entendidos como motrizes de experiências diversas e de potências ancestrais. Propondo-se, assim, contra-narrar, a partir de uma experiência pessoal como discente com análises em corpografias negras, e costura teórica em bell hooks, Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Nilma Lino Gomes, entre outros. Fornecendo referências teóricas e práticas que possibilitam realizar plenamente o sentido de Ser da negritude, para além das imagens, práticas e narrativas de violência. Entendendo assim, como o corpo racializado vive atravessamentos pela pele que habita e, por meio dela, inscreve novas experiências no mundo.
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