Educação antirracista

O colorismo negro pelo direito da existência de todos os tons

Autores

  • Maria Luiza Ferreira Magalhães Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Beatris Cristina Possato Instituto Federal Do Sudeste de Minas Gerais
  • Iara Marques do Nascimento Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9720

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Extensão, Prática pedagógica, Racismo estrutural

Resumo

O artigo aborda a importância da educação antirracista como ferramenta fundamental para a promoção da inclusão e da equidade social, apresentando um Projeto de Ensino e Extensão desenvolvido no Instituto Federal do Sudeste MG, Campus Santos Dumont. Destaca que o racismo é uma construção histórica e estrutural que permeia diversas esferas da sociedade, impactando especialmente a população negra. A educação, nesse contexto, deve ser um instrumento de transformação, proporcionando conhecimento crítico e reflexivo sobre as desigualdades raciais. O texto enfatiza a necessidade de implementar práticas pedagógicas que valorizem a cultura afro-brasileira e africana. Além disso, por meio dessa experiência, ressalta o papel essencial dos educadores na desconstrução de preconceitos e na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com uma sociedade equânime.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Magalhães, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Beatris Cristina Possato, Instituto Federal Do Sudeste de Minas Gerais

Docente do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont. Doutora em educação pela UNICAMP 

Iara Marques do Nascimento, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Técnica Administrativa do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont. Mestra em Comunicação Social pela UFJF 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Ferreira Magalhães, M. L., Possato, B. C., & Marques do Nascimento, I. (2025). Educação antirracista : O colorismo negro pelo direito da existência de todos os tons . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 63–80. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9720