Valores civilizatórios afro-brasileiros

caminhos para a consolidação da Pedagogia negra na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9727

Palavras-chave:

ERER, Práticas pedagógicas e curriculares , Crianças bem pequenas , Formação de professor

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas e curriculares de (re) educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil a partir de saberes produzidos pela docência negra. O texto trata sobre a ERER no contexto da formação de professoras/es, mas também como paradigma para a realização de práticas pedagógicas e curriculares de uma professora negra de crianças bem pequenas em uma instituição pública municipal da Bahia. Do ponto de vista teórico-metodológico parte de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação e registros fotográficos na produção de dados. Os resultados apontam que práticas pedagógicas e curriculares em contexto de creches e de pré-escolas, ancoradas nos valores civilizatórios afro-brasileiros, realizadas por professoras negras comprometidas com a ERER tem princípios e metodologias semelhantes. Concluindo, afirma-se que as vivências observadas contribuem para o fortalecimento da cidadania das crianças bem pequenas.

 

 

Biografia do Autor

Nanci Helena Rebouças Franco, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou Pós Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho, Portugal . Dra. e Mestra em Educação/UFBA. Especialista em Docência no Ensino Superior /FVC. Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais/UFBA. Integrante do Coletivo de Docentes Negras e Negros da Faced/UFBA. Coordena o Grupo de Estudos
ERE – Relações Raciais na Educação Infantil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Raciais na Educação e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Raciais na Educação Infantil, Formação de Professores, Relações Raciais e Politicas Públicas.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Santos Pinheiro, C., & Rebouças Franco, N. H. (2025). Valores civilizatórios afro-brasileiros : caminhos para a consolidação da Pedagogia negra na Educação Infantil. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 94–117. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9727