Valores civilizatórios afro-brasileiros
caminhos para a consolidação da Pedagogia negra na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9727Palavras-chave:
ERER, Práticas pedagógicas e curriculares , Crianças bem pequenas , Formação de professorResumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas e curriculares de (re) educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil a partir de saberes produzidos pela docência negra. O texto trata sobre a ERER no contexto da formação de professoras/es, mas também como paradigma para a realização de práticas pedagógicas e curriculares de uma professora negra de crianças bem pequenas em uma instituição pública municipal da Bahia. Do ponto de vista teórico-metodológico parte de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação e registros fotográficos na produção de dados. Os resultados apontam que práticas pedagógicas e curriculares em contexto de creches e de pré-escolas, ancoradas nos valores civilizatórios afro-brasileiros, realizadas por professoras negras comprometidas com a ERER tem princípios e metodologias semelhantes. Concluindo, afirma-se que as vivências observadas contribuem para o fortalecimento da cidadania das crianças bem pequenas.
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