(Etno) Ciências e Chão Redondo à sombra do Baobá
tecendo diálogos com as tecnologias ancestrais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9749Palavras-chave:
Memórias de Baobá, Saberes Populares, (Etno)ciênciasResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as (etno)ciências por meio do diálogo construído no espaço Chão Redondo durante o evento Memórias de Baobá, um encontro formativo dedicado à história e à cultura afro-brasileira no currículo escolar. Caracterizado por uma abordagem qualitativa, este trabalho foi desenvolvido metodologicamente a partir da reflexão crítica e da análise de narrativas construídas durante o evento vivenciado sob o baobá centenário localizado na Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, em Fortaleza, Ceará. As reflexões do Chão Redondo destacam a importância de valorizar e promover diálogos entre a universidade e os saberes produzidos por povos tradicionais, de modo a estabelecer uma relação de respeito e reconhecimento da diversidade de conhecimentos, sem indicar que um seja superior ao outro.
Referências
ANADÓN, M. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. Senhor do Bonfim, BA: UNEB/UQAC, 2005.
APPLE, M. La entrevista autobiográfica narrativa: Fundamentos teóricos y la praxis del análisis mostrada a partir del estudio de caso sobre el cambio cultural de los Otomíes en México. FQS. Forum: Qualitative Social Research, Volumen 6, No. 2, Art. 16, p. 1-35, Mayo 2005
BÂ, Amadou Hampatê. A tradição viva. In: História geral da África, v. 1, p. 167-212, 1982.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 15 mar. 2023.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: EdUSP, 2003.
COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Os Saberes Populares da Etnociência no Ensino das Ciências Naturais: uma proposta didática para aprendizagem significativa. Revista Didática Sistêmica, v. 8, n. 1809-3108, p.1-11, jun. 2008.
D’ AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, Cultura, Matemática e seu Ensino. Educação e Pesquisa, 31 (1), p. 99-120, 2005.
DOMINGOS, Luis Tomás. A visão africana em relação à natureza. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá (PR), v. III, n. 9, p.1-11, jan. 2011.
GONDIM, Maria Stela da Costa; MÓL, Gerson de Souza. Saber Popular e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. In: Anais Encontro Nacional de Ensino de Química, 14, 2008, Curitiba. Anais. Curitiba, 2008.
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
LOPES, Alexandrino Moreira. Física no Trapitxi: Etnociência e Transposição Didática para uma nova abordagem no processo de ensino aprendizagem. 2017. 90 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Física, Instituto de Ciências Exatas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Elcimar Simão et al. (Etno) Ciência Africana: Uma Epistemologia a Partir Do Pensamento Dos Dogons. Revista da Abpn, v. 11, p. 71-89, dez. 2019.
MUDIMBE, Valentin-Yves. A Invenção de África. Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento. Luanda/Angola: Pedago; Mulemba, 2013.
MINAYO, Maria; CECÍLIA, Sousa. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PINHEIRO, Paulo César; GIORDAN, Marcelo. O Preparo do Sabão de Cinzas em Minas Gerais, Brasil: Do Status de Etnociência à Sua Mediação para a Sala de Aula utilizando um Sistema Hipermídia Etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, [S.i], v. 15, n. 2, 2010.
POMEROY, Deborah. Science Education and Cultural Diversity: mapping the field. Studies in Science Education, 24, p. 49-73, 1994.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SERRA, Ordep. Antropologia nas encruzilhadas: “Que é feito da Etnociência?” Algumas Reflexões Teóricas a partir de pesquisas sobre etnomedicina e etnobotânica no mundo do candomblé. Revista de Ciências Sociais, v. 32, n. 1/2, p.120-130, 2001.
SILVA, Francisca de Jesus Pimentel da; FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto. Saberes de populações tradicionais: etnociência em processos de bioconservação. Revista Contribuciones a las Ciências Sociales, n. 8, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







