Etnomatemática e ensino de Matemática

uma perspectiva antirracista na formação docente

Autores

  • Guilherme Celestino Souza Santos UEMG - Carangola

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9779

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Antirracista, Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de Matemática

Resumo

A matemática tem sido historicamente marcada por uma compreensão universalista e etnocêntrica. Este artigo propõe a problematização dessa hegemonia através da introdução da etnomatemática no currículo, articulando-a com a Lei 10.639/2003 e as DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Objetiva-se discutir como a etnomatemática pode fundamentar práticas pedagógicas antirracistas na formação docente, valorizando a cultura africana e afro-brasileira. Para tanto, analisam-se exemplos práticos como a geometria dos Sona e os saberes das trançadeiras negras, que evidenciam a presença dos saberes matemáticos em contextos culturais diversos e sua potência para a descolonização do currículo. A abordagem metodológica constitui-se como um ensaio teórico fundamentado em pesquisa bibliográfica e relato de práticas pedagógicas contextualizadas.

 

 

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Celestino Souza Santos, G. (2025). Etnomatemática e ensino de Matemática: uma perspectiva antirracista na formação docente. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 290–313. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9779