Pretagogia e Descolonização da Infância
Reflexões Étnico-Raciais na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9803Palavras-chave:
Educação Infantil, Diversidade Étnico-Racial, Currículo, Antirracismo, PretagogiaResumo
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre a centralidade da Educação Infantil na construção identitária e na valorização da diversidade étnico-racial. À luz da Lei nº 10.639/2003, reconhece-se a persistência de desafios para sua efetiva implementação, especialmente em contextos marcados por currículos eurocentrados que invisibilizam as infâncias negras. Defende-se a necessidade de propostas pedagógicas que afirmem as identidades infantis em sua pluralidade. Discute-se a Pretagogia como referencial teórico-metodológico potente para fomentar práticas educativas comprometidas com as matrizes africanas, a oralidade e a justiça racial. Ao enfrentar os efeitos da colonização da infância e ampliar o acesso a epistemologias pluriversais, a proposta contribui para a construção de uma educação antirracista, equitativa e inclusiva desde os primeiros anos, articulando cuidado, brincadeira e cultura em experiências significativas e transformadoras na primeira etapa da Educação Básica.
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