Os desafios da implementação de um modelo bilíngue de educação de surdos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v4i1.9596

Parole chiave:

Educação bilíngue, ensino de surdos, Libras, inclusão escolar

Abstract

Esta pesquisa examina abordagens de ensino efetivo na educação de crianças surdas, concentrando-se na metodologia bilíngue, que combina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o português como idioma adicional, na modalidade de segunda língua. O estudo analisa estratégias pedagógicas, obstáculos na aprendizagem da linguagem e a relevância da acessibilidade linguística no contexto escolar. A análise bibliográfica destaca a importância de metodologias bilíngues que promovam o aprendizado e o progresso cognitivo dos estudantes surdos. Os achados sugerem que a implementação de práticas pedagógicas apropriadas tem um impacto significativo na autonomia e no rendimento escolar dessas crianças. É evidente que políticas de educação e capacitação dos professores são essenciais para uma inclusão eficaz.

Biografia autore

Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins , Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) - (2007), Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (2016), Especialista em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e LIBRAS (UNISEB) - (2014) e Especialista em Tradução, Interpretação e Docência em LIBRAS (UNINTESE) - (2017). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Geografia e na educação de surdos, atuando principalmente no ensino de LIBRAS e de Formação de tradutores e Intérpretes de Libras / Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor da Fundação Educação de Além Paraíba (FEAP), graduando em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Autor dos livros: - Língua e Tecnologia: a Libras na Web (Editar Editora - 2017); - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.01 (Editora Appris, 2017) e - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.02 (Editora Appris, 2020)

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual/Sinal na educação dos Surdos. In: QUADROS, Ronice Muller de; PERLIN, Gladis (org.) Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007

Hult, Francis. M., & Compton, Sarah. E. Deaf Education Policy as Language Policy: A Comparative Analysis of Sweden and the United States. Sign Language Studies, 12(4), p.602–620, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26190882

LODI, Ana Claudia Balieiro. Apresentação. In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Brabosa de; FERNANDES, Eulália. Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre, Mediação, 2012.

MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins; XAVIER, Ana Paula. A Experiência de um curso de Metodologia de Ensino para Alunos Surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins; XAVIER, Ana Paula. Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes. vol.01, Curitiba, Editora Appris, 2017.

QUADROS, Ronice Muller de. A Escola que os Surdos querem e a Escola que o Sistema “permite” criar: estudo de caso do Estado de Santa Catarina. In: XXVIII Reunião Anual da ANPED, 2005.

SÁ, Nelson Pereira; SÁ, Nídia Limeira. Escolas Bilíngues de Surdos: por que não? Manaus, EDUA, 2015.

SANTOS. Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira. Projetos Educacionais para Alunos Surdos. In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Brabosa de; FERNANDES, Eulália. Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre, Mediação, 2012.

STROBEL, Karin. As Imagens do Outro Sobre a Cultura Surda. Florianópolis, Editora da UFSC, 2009.

XAVIER, Ana Paula; MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins. Jogos e Aprendizagem: um caminho possível entre o atendimento educacional especializado e a prática na sala de aula comum. In: MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins; XAVIER, Ana Paula. Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes. vol.02, Curitiba, Editora Appris, 2020.

Pubblicato

2025-12-22

Come citare

Pigozzo Tanus Cherp Martins , G. (2025). Os desafios da implementação de um modelo bilíngue de educação de surdos. Revista SCIAS Língua De Sinais, 4(1), 54–65. https://doi.org/10.36704/sciasls.v4i1.9596