“Quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo”: elementos teóricos e críticos sobre a relação entre Estado e direitos sociais a partir das especificidades da educação básica brasileira

Autores/as

  • André Monteiro Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Cristiano Costa de Carvalho UNESP e PUC Minas https://orcid.org/0000-0001-6523-5917
  • Eliana Bolorino Canteiro Martins Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. https://orcid.org/0000-0002-7796-8437
  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Estado, Direitos sociais, Capitalismo, Educação

Resumen

A política educacional brasileira, influenciada por organismos multilaterais e estruturada sob a lógica neoliberal, atua como instrumento de reprodução das desigualdades sociais, servindo à manutenção do status quo e à legitimação do poder estatal, em vez de efetivar a democratização do acesso e a garantia dos direitos sociais. Partindo do problema de pesquisa que questiona de que forma as políticas de educação básica, sob influência dos organismos multilaterais e da racionalidade neoliberal, contribuem para a manutenção das desigualdades e a reprodução do poder estatal no Brasil, o presente artigo apresenta problematizações acerca das políticas sociais, do papel do Estado e da garantia dos direitos sociais, fruto dos

debates e reflexões produzidos no âmbito do Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE). Sustentamos como tese central que a educação brasileira, ainda hoje, é dual e classista, configurada por um perfil excludente, seletivo, competitivo e mercadológico, cujo traço privatista tem sido intensificado pela histórica inserção e controle dos organismos multilaterais na política educacional nacional. Orientados por uma análise crítico-dialética, utilizamos de revisão bibliográfica sistemática para dialogar com essa perspectiva, refletindo sobre o papel do Estado e suas estratégias de perpetuação no poder via direitos sociais, bem como identificando os mecanismos de manutenção do status quo por meio da política de educação básica.

Biografía del autor/a

André Monteiro Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Conselheiro do CRESS/PB – 2020/2023, membro da Subcomissão de Educação da Seccional de Campina Grande – PB e do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social (GETRAPS/UEPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: andre.monteiro063@gmail.com 

Cristiano Costa de Carvalho, UNESP e PUC Minas

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorando em Serviço Social pela FCHS/ UNESP.  Bolsista CAPES em período sanduíche no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES, ISCTE, Lisboa).  Professor no IEC/PUC Minas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: cristiano.c.carvalho@unesp.br  

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca.

Assistente Social. Mestra em Serviço Social pela UNESP/Campus de Franca. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-Doutorado em Serviço Social pela UERJ. Livre Docência pela UNESP/Campus de Franca. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: elianacanteiro@terra.com.br

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Educação (PPGE/UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN). É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) - Natal (RN). E-mail: azemarsoares@hotmail.com 

Citas

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Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Monteiro Moraes, A., Costa de Carvalho, C., Bolorino Canteiro Martins, E., & dos Santos Soares Júnior, A. (2025). “Quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo”: elementos teóricos e críticos sobre a relação entre Estado e direitos sociais a partir das especificidades da educação básica brasileira. Serviço Social Em Debate, 8(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/serv-soc-debate/article/view/9255

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