“Quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo”: elementos teóricos e críticos sobre a relação entre Estado e direitos sociais a partir das especificidades da educação básica brasileira

Autori

  • André Monteiro Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Cristiano Costa de Carvalho UNESP e PUC Minas https://orcid.org/0000-0001-6523-5917
  • Eliana Bolorino Canteiro Martins Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. https://orcid.org/0000-0002-7796-8437
  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Parole chiave:

Estado, Direitos sociais, Capitalismo, Educação

Abstract

A política educacional brasileira, influenciada por organismos multilaterais e estruturada sob a lógica neoliberal, atua como instrumento de reprodução das desigualdades sociais, servindo à manutenção do status quo e à legitimação do poder estatal, em vez de efetivar a democratização do acesso e a garantia dos direitos sociais. Partindo do problema de pesquisa que questiona de que forma as políticas de educação básica, sob influência dos organismos multilaterais e da racionalidade neoliberal, contribuem para a manutenção das desigualdades e a reprodução do poder estatal no Brasil, o presente artigo apresenta problematizações acerca das políticas sociais, do papel do Estado e da garantia dos direitos sociais, fruto dos

debates e reflexões produzidos no âmbito do Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE). Sustentamos como tese central que a educação brasileira, ainda hoje, é dual e classista, configurada por um perfil excludente, seletivo, competitivo e mercadológico, cujo traço privatista tem sido intensificado pela histórica inserção e controle dos organismos multilaterais na política educacional nacional. Orientados por uma análise crítico-dialética, utilizamos de revisão bibliográfica sistemática para dialogar com essa perspectiva, refletindo sobre o papel do Estado e suas estratégias de perpetuação no poder via direitos sociais, bem como identificando os mecanismos de manutenção do status quo por meio da política de educação básica.

Biografie autore

André Monteiro Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Conselheiro do CRESS/PB – 2020/2023, membro da Subcomissão de Educação da Seccional de Campina Grande – PB e do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social (GETRAPS/UEPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: andre.monteiro063@gmail.com 

Cristiano Costa de Carvalho, UNESP e PUC Minas

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorando em Serviço Social pela FCHS/ UNESP.  Bolsista CAPES em período sanduíche no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES, ISCTE, Lisboa).  Professor no IEC/PUC Minas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: cristiano.c.carvalho@unesp.br  

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca.

Assistente Social. Mestra em Serviço Social pela UNESP/Campus de Franca. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-Doutorado em Serviço Social pela UERJ. Livre Docência pela UNESP/Campus de Franca. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: elianacanteiro@terra.com.br

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Educação (PPGE/UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN). É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) - Natal (RN). E-mail: azemarsoares@hotmail.com 

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Pubblicato

2025-11-21

Come citare

Monteiro Moraes, A., Costa de Carvalho, C., Bolorino Canteiro Martins, E., & dos Santos Soares Júnior, A. (2025). “Quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo”: elementos teóricos e críticos sobre a relação entre Estado e direitos sociais a partir das especificidades da educação básica brasileira. Serviço Social Em Debate, 8(1). Recuperato da https://revista.uemg.br/serv-soc-debate/article/view/9255

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