Um relato de experiência sobre o ensino de semântica dos conectivos em clima de Halloween

Visualizações: 0

Autores

  • Fabíola Fumian Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Lays Lourenço da Silva EEEFM São José - Pedra Menina/ES https://orcid.org/0009-0004-8910-2931

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v8i2.10679

Palavras-chave:

ensino de língua portuguesa; semântica; conectivos.

Resumo

Este artigo insere-se no contexto do ensino de língua portuguesa e tem como objetivo apresentar análises e reflexões acerca de ações extensionistas, voltadas ao estudo da semântica dos conectivos, realizadas em turmas de 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública capixaba. A proposta motiva-se pela importância da coesão e da coerência com vistas ao desenvolvimento de competências basilares ao falante, pois seus fundamentos são pilares de um processo comunicativo eficaz. A pesquisa é de caráter qualitativo, baseada em notas de campo e memórias, assim como em informações coletadas por questionário de percepção dos participantes. Pautamo-nos nas orientações didáticas de Antunes (2003; 2005), Bunzen (2006), Moreira (2021), Marcuschi (2008), dentre outros autores. A intervenção didática realizada oportunizou os estudantes experimentar e experienciar o processo de escolhas linguísticas a fim de orientar a expressividade da comunicação, em especial, através do uso de mecanismos de coesão, tópico que apresenta desafios consideráveis para o trabalho em sala de aula, pois requer o entendimento não somente da estrutura, mas também a lógica subjacente à construção de textos claros e significativos. Logo, conclui-se que as atividades cumpriram os propósitos almejados, na medida em que conduziu o público-alvo ao aprimoramento das reflexões acerca das habilidades de seleção, interpretação e aplicação de estratégias coesivas e, ainda, despertou o interesse discente por mais abordagens dessa natureza.

Biografia do Autor

Fabíola Fumian Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG. Bolsista do Programa de Apoio à Extensão (PAEx/UEMG – Edital nº 01/2025), atuando no projeto “Letrólogos na Escola: Formação de Revisores e Preparação de Produtores Textuais” na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG.

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ. Docente do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG. Pesquisadora de Produtividade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (PQ/UEMG – Edital 13/2024). Coordenadora do projeto de extensão “Letrólogos na Escola: Formação de Revisores e Preparação de Produtores Textuais” na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG.

Lays Lourenço da Silva, EEEFM São José - Pedra Menina/ES

Estudante do Ensino Médio da EEEFM São José, em Pedra Menina/ES. Pesquisadora voluntária de Iniciação Científica no projeto “Aluno-monitor como mediador de produções textuais: monitoramento do desempenho discente em práticas de escrita”, vinculado ao Edital 07/2025 (PIBIC-EM/CNPq/UEMG) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A redação do Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para redação do Enem 2025. Brasília, DF: Inep, 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Redação do Enem 2025: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep, 2025.

BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 139-161.

CAVALCANTE, Francisco Mailson de Lima; SILVA, Ananias Agostinho da. O gênero redação do ENEM: um estado do conhecimento. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, v. 23, n. 2, p. 51-70, 2023. DOI: 10.47369/eidea-23-2-3645.

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO XXX. Projeto Político-Pedagógico. [S. l.], 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOREIRA, Carla Barbosa. Arquivo de produção e revisão: um processo de responsabilização. Na Ponta do Lápis, n. 37, 2021.

Downloads

Publicado

2026-09-20

Como Citar

Duarte, F. F., Caetano, J. M. P., & Silva, L. L. da. (2026). Um relato de experiência sobre o ensino de semântica dos conectivos em clima de Halloween. SAPIENS, 8(2), 215–233. https://doi.org/10.36704/sapiens.v8i2.10679