Pesquisa de campo sobre o uso de recursos de tecnologia da informação na cidade de Porciúncula-RJ

Visualizações: 42

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v8i1.10174

Resumen

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada com empresas da cidade de Porciúncula-RJ, tendo como objetivo analisar a utilização de recursos de Tecnologia da Informação (TI) e identificar a existência de oportunidades de atuação profissional e empreendedorismo para estudantes do curso de Sistemas de Informação da UEMG Carangola. O estudo adotou uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa simples, com aplicação de um questionário estruturado, visando levantar dados objetivos sobre aspectos, como a presença de computadores, uso de sistemas informatizados, origem dos recursos tecnológicos, acesso a suporte técnico e abertura das empresas locais para receber estagiários da área. A coleta de dados foi realizada de forma digital, seguindo os princípios éticos da pesquisa científica. Os resultados obtidos oferecem um panorama do uso de TI no contexto empresarial local e possibilitam a identificação do grau de aderência entre o perfil tecnológico das empresas e a possibilidade de integração com o meio acadêmico por meio de estágios.

Biografía del autor/a

Pedro Ernesto Silva da Cunha, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG. 

Tiago Vanini Vieira , Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ. Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ). Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG.

Kayan Paiva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola/MG.

Citas

AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo: Atlas, 2012. [1, 2]

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e estados: Porciúncula (RJ). Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/porciuncula.html. Acesso em: 18 jul. 2025.

BRASIL. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Startups e inovação: conceitos, impactos e políticas públicas. Brasília, DF: SEBRAE, 2017.

BRASIL. Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Carangola: histórico institucional. Belo Horizonte: UEMG, 2023. Disponível em: https://www.uemg.br/unidade-carangola. Acesso em: 18 jul. 2025.

GABRIEL, Martha. Transformação digital nas empresas: tecnologias, impactos e estratégias. São Paulo: Atlas, 2022.

GONÇALVES, J. Tecnologia da informação: estratégia e gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LASTRES, Helena Maria Martins; CASSIOLATO, José Eduardo. Inovação e desenvolvimento local: experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

STAIR, Ralph; REYNOLDS, George W.; BRYANT, Thomas. Fundamentos de sistemas de informação. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2021.

TURBAN, Efraim et al. Social Commerce: Marketing, Technology and Management. Cham: Springer, 2021 [1.2].

Publicado

2026-06-11

Cómo citar

Silva da Cunha, P. E., Vanini Vieira , T., & Paiva Pereira, K. (2026). Pesquisa de campo sobre o uso de recursos de tecnologia da informação na cidade de Porciúncula-RJ. SAPIENS, 8(1), 106–127. https://doi.org/10.36704/sapiens.v8i1.10174

Número

Sección

VÁRIA (FLUXO CONTÍNUO)