CRIANÇAS NA CULTURA DIGITAL

Estudo de caso em uma escola pública de Mossoró-RN

Autores

  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE https://orcid.org/0000-0002-3118-0265
  • Dayse Medeiros de Sousa Figueirôa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

Cibercultura; Crianças conectadas; Multiletramentos.

Resumo

No contexto de uma sociedade atravessada pelo ethos digital, é fundamental repensar os processos educativos a partir de uma perspectiva libertadora e decolonial. A educação emancipacionista e libertadora proposta por Paulo Freire (1989) nos convida à problematização crítica da realidade e à valorização dos saberes e experiências dos sujeitos sociais. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de parte de uma pesquisa de mestrado em Educação, com o objetivo de identificar a relação que alunos com idades entre 8 e 9 anos estabelecem com as tecnologias digitais no contexto da cibercultura, compreendendo que a ausência de práticas pedagógicas fomentadoras de multiletramentos contribuem para o processo de exclusão digital e de consumo passivo das tecnologias. A pesquisa fundamenta-se na abordagem da pesquisa-formação na cibercultura, com inspiração na multirreferencialidade, bem como nos estudos sobre letramentos e multiletramentos. Como metodologia, foram mobilizados dispositivos disparadores de conversas, tais como imagens, textos e objetos. Como resultados, evidenciamos que as crianças têm acesso, em seus cotidianos, a variados recursos tecnológicos digitais, estão imersas em redes sociais e interagem com games e aplicativos de compartilhamento. Isso destaca a necessidade de ampliar os seus multiletramentos através de ações educativas intencionais mediante os usos das tecnologias digitais nas escolas, em especial as públicas.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora da Faculdade de Educação da UERN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Dayse Medeiros de Sousa Figueirôa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestre em Educação pelo PosEduc/UERN. Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professora da rede municipal de Mossoró/RN. 

Referências

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

Ribeiro, M. R. F., & Figueirôa, D. M. de S. (2025). CRIANÇAS NA CULTURA DIGITAL: Estudo de caso em uma escola pública de Mossoró-RN. Revista Interdisciplinar Sulear, (20). Recuperado de https://revista.uemg.br/sulear/article/view/7945