JUVENTUDES, PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E OFICINAS PEDAGÓGICAS

Estudantes e suas impressões sobre o processo formativo

Autores

Palavras-chave:

oficinas pedagógicas, extensão universitária, formação humana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar ações de um Projeto de Extensão e suas potencialidades educativas, bem como embargos e dificuldades no processo de aplicação de oficinas pedagógicas sobre participação estudantil desenvolvidas junto a estudantes de escolas públicas de educação básica. Tal análise terá como arcabouço de sustentação os dados coletados por meio da avaliação feita pelos sujeitos que ao participarem das oficinas, manifestaram suas impressões quanto ao referido processo. Nesse mesmo contexto, com base nas reflexões empreendidas por Paulo Freire em suas obras, será feita também uma discussão sobre o uso de oficinas pedagógicas e a ação extensionista como ferramentas de formação crítica dos sujeitos.

Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor efetivo Faculdade de Educação UEMG. Vice coordenador do curso de Licenciatura em História. Pós-doutorado em Educação (UFOP). Doutorado e Mestrado em Educação (UFMG). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE-UEMG. Coordenador do Projeto de extensão “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes.

Júlia Carla Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Prefeitura de Belo Horizonte. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE-UEMG-CBH). Especialista em Docência com ênfase em Educação inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE-UEMG.

Herbert Câmara Nick, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da educação básica no Estado de Minas Gerais. Mestrando em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Mestre em Engenharia Mecânica (UFMG). Especialista em Ciências da Religião e Ensino Religioso (FTSA). Especialista em Ciências da Natureza (UFPI). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (FUMEC). Engenheiro Mecânica (PUC-Minas). Pedagogo (UEMG). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE-UEMG

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

Martins, F. A. S., Silva, J. C., & Nick, H. C. (2025). JUVENTUDES, PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E OFICINAS PEDAGÓGICAS: Estudantes e suas impressões sobre o processo formativo. Revista Interdisciplinar Sulear, (20). Recuperado de https://revista.uemg.br/sulear/article/view/8008