Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • Não há cobrança de taxas para submissão de qualquer material para a Revista Transverso.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, deve-se justificar no box, "Comentários ao editor").
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc ou .docx).
  • URLs para as referências estão informadas.
  • O texto usa o formato e as instruções do template fornecido; emprega itálico em vez de sublinhado para os termos estrangeiros (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no template fornecido.
  • As informações de autoria foram removidas dos documentos (instruções disponíveis aqui ) garantindo a revisão cega por pares ("double blind review").
  • A originalidade  do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
  • Na equipe de autores há, pelo menos, um autor com título de doutor. No caso de ser estudante de mestrado ou de doutorado, deverão ser preenchidos todos os dados do orientador, figurando-o como co-autor.

Directrices para autores/as

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A Revista Transverso divulga trabalhos originais com temas relacionados à análise e crítica do Design considerando sua inter-relação com a arquitetura e urbanismo, artes e letras, bem como com as ciências humanas em geral (filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, história, geografia, psicologia, educação, ciência política, teologia) e outras ciências sociais aplicadas  (direito, administração, economia, demografia, ciência da informação, museologia, comunicação, serviço social, economia doméstica, turismo). Suas edições serão compostas por Editorial, Artigos (Científicos, Tecnológicos ou Revisão Sistemática), Resenhas e Entrevistas cujas políticas estão detalhadas a seguir.

O atendimento às diretrizes de submissão são requisitos essenciais para a aceitação de trabalhos a serem publicados. Os autores devem atender às exigências quanto a originalidade, tema, estrutura, formatação, citações e referências. O documento deve ser apresentado conforme template correspondente ao tipo de trabalho.

Estão aptos a enviar textos para análise, pesquisadores com titulação mínima equivalente ao doutorado e equipes da qual participem, pelo menos, um doutor. Será aceito o máximo de cinco autores em todas as categorias publicadas pela revista Transverso. No caso de projetos que envolvam equipes maiores, estas poderão submeter mais de um trabalho apresentando aspectos e abordagens diferentes do mesmo projeto. As submissões são restritas a apenas 1 (uma) proposta por autor e/ ou coautor por edição.

As submissões seguem o fluxo editorial da revista, passando por verificação inicial antiplágio. Se for detectado total ou parcialmente plágio, o texto não será enviado aos pareceristas e os autores serão notificados sobre a recusa. Durante a avaliação, tanto o nome dos autores quanto o dos pareceristas serão mantidos no anonimato. Os trabalhos, recebidos em fluxo contínuo, serão publicados na ordem de recebimento, considerando também a possibilidade de agrupamentos temáticos, na medida em que componham uma edição. No processo de avaliação, os autores podem receber demandas de resposta a dúvidas, bem como de correções e ajustes, sendo estipulado um prazo para tal. O meio de comunicação será o e-mail, sendo que a Equipe Editorial não se responsabiliza pelo não recebimento de comunicações em função de mensagens devolvidas pelos provedores ou que caiam na pasta de lixo eletrônico (spam). Assim, sugere-se que os autores configurem seus sistemas classificando como confiáveis os contatos da Revista Transverso. Após a publicação, os autores permanecem com os direitos autorais dos seus trabalhos. A revisão ortográfica, gramatical e a adequação às normas da ABNT são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Os textos devem ser redigidos em português ou inglês ou na(s) língua(s) especificadas na chamada.

Artigos Científicos ou Tecnológicos

Os artigos deverão divulgar resultados de pesquisa original, com metodologia e resultados claramente descritos. Inclui trabalhos provenientes de dissertações, teses, projetos de pesquisa, projetos de extensão e relatos de experiência. Pode mesmo ser resultado de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação excepcional, desde que tenha também como coautor um profissional com titulação de doutorado, requisito necessário para todas as publicações da revista.

Os artigos tecnológicos são caracterizados pela sua ênfase na contribuição prática, tendo como características: (1) orientação ao uso; (2) foco na solução de problemas; (3) novidade; e (4) audiência acadêmica.

Artigos científicos ou tecnológicos devem conter introdução (contextualização do tema, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos), metodologia, desenvolvimento e considerações finais (resultados, discussão, conclusão), utilizando o template fornecido (onde está informado o número de páginas mínimo e máximo). 

Revisões Sistemáticas

Artigos de revisão precisam ter o caráter de revisão sistemática – devem descrever e analisar os resultados de uma grande quantidade de trabalhos de fontes acadêmico-científicas que respondam à pergunta-chave relacionado ao estado da arte de uma questão, apresentando originalidade e relevância científica. Deverão ser contribuições de caráter analítico ou propositivo com construtos teóricos, que levem ao questionamento de modelos existentes e que possibilitem hipóteses para pesquisas futuras; contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica crítica de outras publicações. O protocolo de revisão (para coleta e análise) deve ser claramente apresentado, com procedimento de busca transparente, criterioso e reprodutível, definindo critérios de inclusão e exclusão, palavras-chave e bases de dados. Deve apresentar a metodologia de análise, identificando os elementos de diálogo entre os trabalhos, incluindo quadros esquemáticos que consolidem os pontos de comparação e análise. Os resultados devem ser sistematizados apresentando debates, avanços e lacunas.

Artigos devem conter introdução (contextualização do tema, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos), metodologia, desenvolvimento e considerações finais (resultados, discussão, conclusão), utilizando o template fornecido (onde está informado o número de páginas mínimo e máximo).

Resenhas

Resenhas consistem na análise crítica em profundidade de uma obra. Destina-se a contribuições que apresentam críticas de livros, artigos, projetos, obras e produtos pertinentes ao design e áreas correlatas. As resenhas devem ter caráter crítico, analítico e reflexivo, trazendo novos conhecimentos além de um simples resumo de uma obra, utilizando o template fornecido (onde está informado o número de páginas mínimo e máximo).

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.