Jogo de tabuleiro para auxiliar na educação ambiental na Ilha do Campeche
DOI:
https://doi.org/10.36704/transverso.v1i17.10288Palabras clave:
Ilha do Campeche, Educação ambiental, Jogos educacionaisResumen
O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo para auxiliar no acompanhamento de um projeto escolar na Ilha do Campeche/SC, que visa ensinar às crianças de escolas majoritariamente públicas sobre a flora e a fauna da Ilha, bem como a importância histórica das oficinas líticas e da preservação ambiental. A metodologia aplicada são pesquisas documentais e de campo, além da aplicação de métodos de design. A partir disso, o trabalho mostra o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro inspirado no clássico Jogo da Vida, adaptando-o a uma nova realidade, mais colaborativa e sustentável. Na versão do jogo, cada peão pode representar mais de uma criança, permitindo que se ajudem na resolução das cartas, que apresentam questionamentos a serem respondidos para a retirada de resíduos/lixo. Além disso, os resíduos não são contabilizados em termos monetários, a fim de evitar a transmissão de ideias de acumulação e individualismo, sendo substituídos pela contagem da quantidade de resíduos coletados.
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