Cinema e educação: o diálogo de duas artes

Autores

  • José Miguel Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Neste texto analisaremos, inicialmente, o cinema enquanto fenômeno artístico, a mistura que ele instaura entre pensamento e palavra servindo-se de imagens, os elementos que o caracterizam, a forma, levada ao extremo, como ele ilude a vida. Em seguida, abordaremos como a experiência da arte não só permite ao indivíduo encontrar-se como ser social, como também ao nível pedagógico, permitindo uma maior facilidade de aquisição de saberes. Através da educação promove-se a oportunidade de desenvolver características como a autoestima, a curiosidade, a iniciativa e a cooperação através de métodos de trabalho muito criativos, com diferentes linguagens expressivas. Por fim, procuraremos mostrar como o olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar, atuando como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes.

Palavras-chave: cinema, educação, arte.

Biografia do Autor

José Miguel Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia da UEMG, afeto ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Lopes, J. M. (2013). Cinema e educação: o diálogo de duas artes. SCIAS - Arte Educação, 1(1), 2–14. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/405