Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível

Autores

  • Antonio Carlos Estender Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Guarulhos
  • Natasha Vilalba Moura Anhembi Morumbi
  • Daniela Luiza de Macedo Universidade Guarulhos

Resumo

Analisar a acessibilidade nas bibliotecas para a inclusão do deficiente físico; assim, a pesquisa se justifica a partir da constatação de que os serviços públicos ou privados das bibliotecas, que são ambientes de uso coletivo e de uso público das cidades brasileiras não possibilitam que as pessoas com deficiência possam frequentar e se locomover com liberdade, autonomia, independência e segurança. Como metodologia, utilizamos o Estudo de caso, análise bibliográfica e legislativa pertinente, de modo a demonstrarmos que respectivos direitos garantidos na Constituição, não são efetivados. A consequência extensiva se coloca para a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de dilatada concretização dos projetos, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu-se que uma das inclusões dos deficientes físicos em uma biblioteca, seria então a criação de uma prateleira acessível, aonde o cadeirante, teria a possibilidade de fazer algo tão simples quanto pegar um livro, de maneira independente.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Estender, Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Guarulhos

Doutorando em Educação pela PUC_SO

Natasha Vilalba Moura, Anhembi Morumbi

Graduada

Daniela Luiza de Macedo, Universidade Guarulhos

Professora

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Publicado

2015-10-15

Como Citar

Estender, A. C., Moura, N. V., & Macedo, D. L. de. (2015). Inclusão social e a cidadania: Biblioteca Acessível. SCIAS - Arte Educação, 4(4), 50–61. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/678

Edição

Seção

Artigos