Do Direito que se ensina errado à assessoria jurídica popular: Notas para repensar o ensino jurídico com Freire e Lyra Filho

Autores

  • Pedro Pompeo Pistelli Ferreira Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

O presente ensaio pretende discutir o ensino jurídico a partir das contribuições teóricas de Roberto Lyra Filho e Paulo Freire. Por meio desse encontro, constata-se primeiramente, nas faculdades jurídicas, a denúncia de um direito que se ensina errado, porque reduzido às leis estatais instituídas pelas classes dominantes. Esse modelo culmina em uma prática extensionista assistencialista, bancária e antidialógica por natureza. Depois, foca-se nas possibilidades de anúncio de um novo ensino jurídico com base nos postulados de Freire. Aqui, a extensão ressignifica-se, de modo a tornar-se comunicação atravessada pelo diálogo e pela práxis como seus elementos fundantes. Por fim, estuda-se a prática da assessoria jurídica popular como experiência concreta de conjugação da denúncia lyriana dos limites do ensino jurídico com a proposta freireana de educação popular.

Biografia do Autor

Pedro Pompeo Pistelli Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex-participante dos projetos de extensão Direito e Cidadania, Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular (SAJUP-PR) e Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular Isabel da Silva (MAJUP Isabel da Silva). Associado ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Sociologia do Direito, com foco no estudo das Teorias Críticas do Direito e Direitos Humanos. E-mail: pedro.pistelli.ferreira@gmail.com.

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

Pistelli Ferreira, P. P. (2019). Do Direito que se ensina errado à assessoria jurídica popular: Notas para repensar o ensino jurídico com Freire e Lyra Filho. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(1), 13–29. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/3598