Sobre a Revista
A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é fruto da parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
A educação em Direitos Humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos Direitos Fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista SCIAS propõe-se a debater temáticas, possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários(as) das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos Direitos Humanos. Também estimula a capacitação de lideranças comunitárias, possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos Direitos Humanos nas práticas escolares, bem como na difusão do conhecimento acadêmico.
O público que se destina a Revista: pesquisadores/as, professores/as, lideranças dos movimentos sociais e demais interessados/as na temática da Educação e Direitos Humanos.
Foco e Escopo
A revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é um periódico científico com o objetivo de publicar artigos na área de Direitos Humanos e Educação, a partir também do diálogo com outros campos do conhecimento. A SCIAS. Direitos Humanos e Educação é a revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da FaE/CBH/UEMG, em parceria com a SubSecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
É editada desde 2018 e tem periodicidade semestral.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Equipe Editorial e os que estiverem de acordo com as normas da revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação serão encaminhados aos membros do Corpo de Pareceristas, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego. Inicialmente todos os artigos submetidos passam por verificação de plágio e autoplágio.
Após o processo de avaliação, os autores são notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente são diretamente enviados para publicação.
Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões do conselheiro, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor.
Periodicidade
Periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)
A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.
Licença Creative Commons
Os direitos de licenciamento utilizados pela revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).