Equipe Editorial

Equipe Editorial - Editora Chefe

  • Aline Choucair Vaz, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Editores Associados

  • Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Conselho Editorial

Dra. Antonia María Mora Luna, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Dra. Carolina Oliveira Matos, Senior lecturer in Media and Sociology, Department of Sociology, City, University of London, Reino Unido
Cecilia MacDowell Santos, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal e Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco, Califórnia, EUA
Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em História, Brasil
Helder Manuel Guerra Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre/ Universidade de Coimbra, Portugal
Professor José de Sousa Miguel Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Moçambique
Maria Stella Brandão Goulart, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Brasil
Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
Pablo Alejandro Pozzi, Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires (Argentina)
Paulo César Gomes, Doutor em História Social pela UFRJ, Brasil
Renan Honório Quinalha, Universidade Federal de São Paulo, Brasil
Sra. Renata Andrea Fernandes Fantacini, Claretiano - Centro Universitário de Batatais - SP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva - GEPEEI), Brasil
Roberto Sani, Università degli Studi di Macerata, Italy
Santuza Amorim da Silva, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais
Sonia Maria Rodrigues, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais
Profa. Vanessa Regina Eleutério Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil

Pareceristas 2019

Adriana Piva, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG, Brasil

Agda Marina Ferreira Moreira, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Alberto Mesaque Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Brasil

Aline Cristina Miranda, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Ana Carolina Cerqueira Medrado, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Ana Ianeles, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

André Francisco Alves, EAESP/Fundação Getúlio Vargas, Brasil

Angela Limongi Alvarenga Alves, Universidade de São Paulo, Brasil

Antonio Augusto Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Ary Jorge Aguiar Nogueira, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - RIO DE JANEIRO (PUC-RIO)

Bruno Márcio de Castro Reis, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Biltis Diniz Paiano, FATENE, Brasil

Bárbara Amelize Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Caio Benevides Pedra, Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa, MG, Brasil

Camila Álvares dos Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Camila Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Caruanã Guatara Oliveira Frescurato, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Cecília Ribeiro da Silva, FLACSO e Cáritas Regional Minas Gerais, Brasil

Cirlene Cristina de Sousa, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Claudia Daiane Garcia Molet, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Dayane Nayara Conceição de Assis, Universidade Federal da Bahia, Brasil

DEBORA FONSECA CRISTINA Fonseca, Universidade Estadual Paulista, Brasil, Brasil

Denilson Lima Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, CE, Brasil

Deolinda Armani Turci, Fae/Uemg, Brasil

Dirceu Manoel de Almeida Júnior, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil

João Francisco Staffa da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

JESSICA HIND RIBEIRO COSTA COSTA, Pontifícia Universidade Católica, Salvador, BA, Brasil

Gustavo Henrique Ramos Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Gleyce Kelly Maciel Heitor, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, Brasil

Gabriel Maçalai, Faculdade América Latina de Ijuí, RS, Brasil

Gabriel Antonio Silveira Mantelli, Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil


FRANCELINE RODRIGUES SILVA, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Sr. FERNANDO MIRANDA ARRAZ, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil, Brasil

Eduardo Lopes Salatiel, Superintendência Educacional de Segurança Pública/SEJUSP, MG, Brasil

Edivan de Azevedo Silva da Costa, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil

Professora Dilma Lopes Ribeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia, Brasil

Joelma Cristina Santos, Universidade Federal de São João del-Rei, MG, Brasil, Brasil

José Carlos Silvério dos Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Araçuaí, Brasil

José Manuel de Sacadura Rocha, Mackenzie, SP, Brasil

Juliana Adono da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Karol Oliveira de Amorim-Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - MG

Laís Gorski, Universidade LaSalle, RJ, Brasil

Laura Campolina Monti, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Laura Paola Ferreira, Escola de Belas Artes- Universidade Federal de Minas Gerais; FAE/DESING- Universidade Estadual de Minas Gerais., Brasil

Laurici Vagner Gomes, UEMG, Brasil

LIGIA WILHELMS ERAS, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Luan Carpes Barros Cassal, The University of Manchester/ Doutorando em Educação, Reino Unido

Srta. Luane Bento dos Santos, FEUFF e PPGIS- PUC/RJ, Brasil

Lucas Gonçalves Abad, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Ludmila Nogueira Murta, IFMG Campus Sabará, Brasil

Lydiane Maria Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Mariana Aparecida dos Santos Panta, Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Marjorie Nogueira Chaves, Universidade de Brasília, DF, Brasil

Mateus de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Mirian Grayce Motta Guimarães, Universidade Federal Fluminense, RJ e Hospital Sírio Libanês, SP, Brasil

Nathalia Lipovetsky, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, Brasil

Paula Grazielle Viana dos Reis, SEE - MG PPGAn UFMG, Brasil

Racquel Martins Valerio Martins, Instituto de Iberoamérica da Universidad de Salamanca; Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca., Espanha

Priscila Neves, Fiocruz, MG, Brasil

ROGERIO DO NASCIMENTO CARVALHO, Universidade de São Paulo, Brasil

Sara Satiko Takahashi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, Brasil

Tatiana Costa, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho, MG, Brasil

Sra Silvane Aparecida Gomes, Cefet-MG, Brasil


Túlio Louchard Picinini Teixeira, Centro Universitário de Sete Lagoas, MG, Brasil

Úrsula Viana Mansur, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UEMG, Brasil

Vitor Hugo Rinaldini Guidotti, Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil
 

Pareceristas 2020

Joelma Cristina Santos, Universidade Federal de São João del-Rei, MG, Brasil

Mateus de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Rogério do Nascimento Carvalho, Universidade de São Paulo, Brasil

Daniela Perri Bandeira, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Daniela Amaral Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Camila Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Lydiane Maria Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Lucas Gonçalves Abad, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Merie Bitar Moukachar, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Gláucia Soares Barbosa, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Camila Álvares dos Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Fernando Vieira da Cruz, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil

Pilar Cabanzo, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Priscila Neves, Fiocruz, MG, Brasil

Rodrigo Caetano Arantes, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Rita de Cassia Mitleg Kulnig, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Manoela Marli Jaqueira, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon,  Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Ana Luiza Gomes Profírio, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Beatriz Giugliani, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Wendell Marcel Alves da Costa, Universidade de São Paulo, Brasil

Adriana Piva, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG, Brasil

Sara Satiko Takahashi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, Brasil

Victor Hugo Criscuolo Boson, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Rafael França Gonçalves dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Priscila Keiko Cossual Sakurada, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Nathalia Lipovetsky, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Luciana Railza Cunha Alves, Universidade Federal do Pará, Brasil

Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Igor Alves Noberto Soares, Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, Brasil

JESSICA HIND RIBEIRO COSTA COSTA, Pontifícia Universidade Católica, Salvador, BA, Brasil

JIANNE INES FIALHO COELHO, Universidade Federal de Ouro Preto, MG, Brasil

Karol Oliveira de Amorim-Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - MG

Juliana Adono da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Luan Carpes Barros Cassal, The University of Manchester/ Doutorando em Educação, Reino Unido

Ludmila Nogueira Murta, IFMG Campus Sabará, Brasil

Mariana Gadoni Canaan, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

MARILENE GARCIA, Faculdade Messiânica, SP, Brasil

Mário Jorge de Paiva, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Marjorie Nogueira Chaves, Universidade de Brasília, DF, Brasil

FRANCELINE RODRIGUES SILVA, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Vitor Hugo Rinaldini Guidotti, Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil

YUNNA DAVILA CARVALHO BATISTA, Universidade Federal da Paraíba, Brasil


Úrsula Viana Mansur, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UEMG, Brasil


Gabriel Antonio Silveira Mantelli, Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil

Gabriel Maçalai, Faculdade América Latina de Ijuí, RS, Brasil

Gustavo Henrique Ramos Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil

Aline Cristina Miranda, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), Montes Claros, MG, Brasil

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil


Ana Carolina Cerqueira Medrado, Universidade Federal da Bahia, Brasil

André Luiz da Silva Lima, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ.

Antonio Augusto Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Brasil

BEATRIZ LOPES FALCAO, Faculdade Santa Rita, Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil

Bruno Márcio de Castro Reis, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Caio Benevides Pedra, Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa, MG, Brasil

Camila Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Carla Augusta Nogueira Lima e Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Carla Cristina Vreche, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil

Caroline Finger Stresser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Cirlene Cristina de Sousa, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Cristiane Oliveira Pisani Martini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e CEFET-MG, Brasil

Danilo Marques Silva, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

DEBORA FONSECA CRISTINA Fonseca, Universidade Estadual Paulista, Brasil, Brasil

Deolinda Armani Turci, Fae/Uemg, Brasil

Eduardo Lopes Salatiel, Superintendência Educacional de Segurança Pública/SEJUSP, MG, Brasil

Henry Marvelo Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Eduardo Santos Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS, Universidade Federal de Roraima e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

FERNANDA APARECIDA DA MATA ABREU, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Sr. FERNANDO MIRANDA ARRAZ, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil, Brasil

Filipe Gabriel Ribeiro França, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Brasil