Sobre a Revista

A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é fruto da parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). 

A educação em Direitos Humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos Direitos Fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista SCIAS propõe-se a debater temáticas, possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários(as) das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos Direitos Humanos. Também estimula a capacitação de lideranças comunitárias, possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos Direitos Humanos nas práticas escolares, bem como na difusão do conhecimento acadêmico. O público que se destina a Revista: pesquisadores/as, professores/as, lideranças dos movimentos sociais e demais interessados/as na temática da Educação e Direitos Humanos. 

Periodicidade: semestral. 

e-ISSN (versão eletrônica): 2596-1772

Qualis quadriênio (2017-2020)  B2

Área de avaliação: Educação 

Editora Chefe: Dra. Aline Choucair Vaz

✔️ Para submeter seu trabalho, utilize sempre o template disponível AQUI

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

TAXA DE SUBMISSÃO E TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

A Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação não cobra dos(as) autores(as) nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

 

Notícias

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2024): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação
Publicado: 2024-07-30

Edição completa

Artigos

  • Políticas Públicas um olhar voltado para o direito às crianças e a prioridade do Estado

    Andreia da Silva de Souza, Suelen Castilho Gonçalves
    6-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8329
  • Um Seminário, Múltiplas Infâncias e um debate violência e seus reflexos no desenvolvimento infantil

    Alinne Duarte de Andrade Bonina, Etienne Baldez Louzada Barbosa
    22-37
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8308
  • Dados sociodemográficos sobre crianças e adolescentes em situação de rua uma revisão de literatura

    Elaine Silva de Carvalho
    38-52
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8647
  • O abandono social e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na obra Capitães da Areia

    Marcelo Queiroz Oliveira Júnior
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8572
  • A Educação em Direitos Humanos na formação em saúde a experiência com alunos da Educação Profissional e Tecnológica

    Gilberto Starck
    67-81
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8653
  • A inserção do estudo básico de Direito Constitucional nas grades curriculares das escolas públicas e privadas

    Laise Reis Silva Guedes, Matheus Aparecido dos Santos, Zaíra Garcia de Oliveira
    82-110
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.7680
  • As contribuições da orientação pedagógica na resolução de conflitos e na formação do cidadão

    Alan do Amaral Ribeiro, Fernanda Lessa Bezerra, Leandro Trindade Pinto
    111-131
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8533
  • Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos desafios e perspectivas sob a ótica dos Direitos Humanos

    Dyuliane Kaczan da Silva, Maurício Perondi
    132-151
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8536
  • Educação Superior e Transformação Social Um Estudo de Caso sobre Design Inclusivo para Pessoas com Deficiência Visual

    Daniel Keller, Claudia Schemes
    152-170
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8455
  • O encontro da experiência migratória com a performance da masculinidade hegemônica um relato de experiência sobre educação de gênero

    Elis Moura Marques, Saulo Ribeiro Monte
    171-190
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8544
  • Teologia da Libertação religião e luta de classes no contexto latino-americano

    Daniel Ribeiro de Almeida Chacon
    191-223
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8768
  • Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin

    Diogo Cavazotti Aires, Lourival José Martins Filho
    224-240
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8463

Resenhas

  • A trajetória das lutas pela cidadania e a educação em Direitos Humanos

    Ermelinda Liberato
    241-244
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8009
Ver Todas as Edições