O SABER MATEMÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Janaina Martins Silva Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité/ Professora
  • Márcia Custódia Pereira Universidade do Estado de Minas GErais/ Unidade Divinópolis / Professora
  • Sílvio Márcio Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais/ Unidade Divinópolis / Professor

Resumo

Esse relato de experiência “O Saber Matemático e suas contribuições para o ensino da Geografia”, foi planejado e executado tendo em vista investigar a percepção dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia acerca das representações espaciais tendo como foco a inter-relação da Geometria. Primeiramente, delineamos as seguintes perguntas: os cursos de formação docente têm discutido os saberes matemáticos e pedagógicos necessários para uma melhor atuação do professor? A formação em Educação Matemática procura evidenciar uma inter-relação entre os conceitos da Geometria e os conceitos relacionados à Geografia? E ainda, como os discentes percebem as representações espaciais e quais suas implicações? Dessa forma, o minicurso buscou propiciar ao aluno educador os conhecimentos matemáticos e geográficos necessários à sua atuação docente. Procurou fomentar estudos e pesquisas que discutem a aplicação dos conhecimentos da Matemática e da Geografia referente ao conteúdo de percepção e construção do espaço, da geometria plana e de sujeitos históricos. As atividades pedagógicas realizadas basearam-se em reflexões acerca da construção do espaço geográfico com fundamentação da geometria topológica, a partir da seleção de imagens de revistas e jornais. Tal ação se efetivou através da representação das imagens selecionadas e utilização de massinhas de modelar. A etapa seguinte foi permeada pela socialização das ações implementadas.

Biografia do Autor

Janaina Martins Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité/ Professora

Possui mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2009). Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais/ UEMG (2003). Atualmente é docente da educação superior na Universidade do Estado de Minas Gerais pela Faculdade de Educação e Formadora Reguonal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica e Docência da Educação Básica e Ensino Superior.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Silva, J. M., Pereira, M. C., & Bernardes, S. M. (2018). O SABER MATEMÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3358

Edição

Seção

Artigos