O SABER MATEMÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA

Janaina Martins Silva, Márcia Custódia Pereira, Sílvio Márcio Bernardes

Resumo


Esse relato de experiência “O Saber Matemático e suas contribuições para o ensino da Geografia”, foi planejado e executado tendo em vista investigar a percepção dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia acerca das representações espaciais tendo como foco a inter-relação da Geometria. Primeiramente, delineamos as seguintes perguntas: os cursos de formação docente têm discutido os saberes matemáticos e pedagógicos necessários para uma melhor atuação do professor? A formação em Educação Matemática procura evidenciar uma inter-relação entre os conceitos da Geometria e os conceitos relacionados à Geografia? E ainda, como os discentes percebem as representações espaciais e quais suas implicações? Dessa forma, o minicurso buscou propiciar ao aluno educador os conhecimentos matemáticos e geográficos necessários à sua atuação docente. Procurou fomentar estudos e pesquisas que discutem a aplicação dos conhecimentos da Matemática e da Geografia referente ao conteúdo de percepção e construção do espaço, da geometria plana e de sujeitos históricos. As atividades pedagógicas realizadas basearam-se em reflexões acerca da construção do espaço geográfico com fundamentação da geometria topológica, a partir da seleção de imagens de revistas e jornais. Tal ação se efetivou através da representação das imagens selecionadas e utilização de massinhas de modelar. A etapa seguinte foi permeada pela socialização das ações implementadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Interdisciplinar Sulear