ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO

Camila Jardim de Meira, Lílian Sipoli Carneiro Cañete

Resumo


O presente trabalho pretende apresentar os dados de duas pesquisas desenvolvidas pelas autoras em seus respectivos cursos de Pós Graduação Latu Sensu, cujo foco principal foi a formação de professores, mais especificamente a constituição do “ser professora”. Buscou-se através das categorias de análise “identidade”, “experiência” e “reflexão” compreender os processos pelos quais as professoras dos anos iniciais da Educação Básica de diferentes redes de ensino, vão se constituindo como profissionais e o papel de cada uma das categorias citadas na apropriação da docência pelos sujeitos da pesquisa. Para a discussão proposta foram utilizados os dados e as análises das pesquisas mencionadas, ambas de cunho qualitativo. As pesquisadoras recorreram à entrevistas como instrumento de escuta de professoras regentes na Educação Básica. Evidenciou-se aproximação entre as percepções das professoras investigadas no que se refere de construir, pensar, vivenciar e refletir acerca da profissão docente. Corroborando assim, com as proposições dos principais referenciais utilizados nas duas pesquisas: Nóvoa (1995a,1995b, 1995c), Alarcão (1996), Tardif (1991), Belo (2000), Candau(2008), Dewey (1959), Goodson (1989) e Woods (1991), dentre outros. A reflexividade e as experiências docentes se revelaram como importantes estratégias para a compreensão da profissão e da construção de maneiras pelas quais o sujeito se percebe professor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Interdisciplinar Sulear