ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO

Autores

  • Camila Jardim de Meira UEMG
  • Lílian Sipoli Carneiro Cañete UEMG

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar os dados de duas pesquisas desenvolvidas pelas autoras em seus respectivos cursos de Pós Graduação Latu Sensu, cujo foco principal foi a formação de professores, mais especificamente a constituição do “ser professora”. Buscou-se através das categorias de análise “identidade”, “experiência” e “reflexão” compreender os processos pelos quais as professoras dos anos iniciais da Educação Básica de diferentes redes de ensino, vão se constituindo como profissionais e o papel de cada uma das categorias citadas na apropriação da docência pelos sujeitos da pesquisa. Para a discussão proposta foram utilizados os dados e as análises das pesquisas mencionadas, ambas de cunho qualitativo. As pesquisadoras recorreram à entrevistas como instrumento de escuta de professoras regentes na Educação Básica. Evidenciou-se aproximação entre as percepções das professoras investigadas no que se refere de construir, pensar, vivenciar e refletir acerca da profissão docente. Corroborando assim, com as proposições dos principais referenciais utilizados nas duas pesquisas: Nóvoa (1995a,1995b, 1995c), Alarcão (1996), Tardif (1991), Belo (2000), Candau(2008), Dewey (1959), Goodson (1989) e Woods (1991), dentre outros. A reflexividade e as experiências docentes se revelaram como importantes estratégias para a compreensão da profissão e da construção de maneiras pelas quais o sujeito se percebe professor.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Meira, C. J. de, & Cañete, L. S. C. (2018). ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3367

Edição

Seção

Artigos