A Contribuição da Arte para o desenvolvimento de crianças de uma escola de Educação Infantil do Município de Ibirité-MG

Autores

  • Priscilla Maria Espindo da Silva
  • Reginaldo Viana dos Santos
  • Alícia Maria Almeida Loureiro Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O trabalho em foco pretende apresentar o resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2018 que buscou refletir sobre a presença da arte no contexto da instituição de educação infantil. Tal reflexão partiu da seguinte questão: qual a contribuição da arte para o desenvolvimento das crianças de 3 a 5 anos que frequentam uma instituição pública de educação infantil, do município de Ibirité/MG? Pensando no importante papel que a arte pode desempenhar no contexto da Educação Infantil, este estudo traz como principal objetivo investigar a contribuição da arte para o desenvolvimento de crianças de 3 a 5 anos. E, de maneira a compreender melhor as concepções de arte que orientam as práticas educativas em arte nesse contexto, elencamos ainda os seguintes objetivos específicos: verificar como os educadores infantis concebem a arte na sua prática cotidiana; conhecer como as educadoras infantis desenvolvem as práticas pedagógicas em arte no cotidiano escolar e, ainda, verificar o lugar que a arte ocupa na instituição de educação infantil, foco desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como método de investigação os estudos bibliográficos de literatura específica e como coleta de dados uma entrevista semiestruturada com quatro educadoras infantis, regentes de turmas de crianças de 3 a 5 anos de idade, envolvendo suas práticas pedagógicas em arte no espaço escolar.

 

Palavras-Chave: Arte; Educação Infantil; Práticas Artísticas.

 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2006

BARBOSA, Ana Mae. Educação e Desenvolvimento Cultural e Artístico. Educação e Realidade. 20 (2): 9-17, jul/dez.1995.

BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

BARBOSA, Claudinéia da Silva. O teatro na educação. 26 fev. 2013. Disponível em: http://pt.slideshare.net/azulestrelar/o-teatro-na-educao-artigo-claudineia-da-silva-barbosa Acesso em: 06 nov. 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, MEC /SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Escola Infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, Carmem Maria e KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? (orgs.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e Fusari. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Editora Cortez, 2. ed., 1999.

FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

IAVELBERG. Rosa Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Mª. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Mª. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. MEDEIROS, Elita. A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Curricular Comum. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/educacao-infantil-nova-versao-bncc/>. Acesso em: 30 out. 2018.

OSTETTO, L. E. Educação infantil, arte e criação: ensaios para transver o mundo. In: PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para a Educação Infantil. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora, 2010. p. 53-76.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, 2011.

PIAGET, Jean. A vida e o pensamento do ponto de vista da psicologia experimental e da epistemologia genética. Piaget. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1972.

QUADROS, Cerli Terezinha; SEGANFREDO SANTOS, Leandra Inês. Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica. Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 24-32, 2012.

READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. São Paulo: Summus, 1986. Tradução de Fernando Nuno.

RODRIGUES, Jonatas Nunes. A música na educação infantil: um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento integral das crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

TITO, Camila Sonaly Queiroz. Artes visuais na educação infantil. 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível, v. 14, p. 11-35, 1995.

VOKOY, Tatiana e PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação psicologia escolar e educação infantil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n1/9n1a09.pdf. Acesso em out. 2018.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. RIO DE JANEIRO: MARTINS FONTES, 1996. VYGOTSKY, L. S. (1998). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

Silva, P. M. E. da, Santos, R. V. dos, & Loureiro, A. M. A. (2019). A Contribuição da Arte para o desenvolvimento de crianças de uma escola de Educação Infantil do Município de Ibirité-MG. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4374