Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida

Manuela Esteves

Resumo


(Dossiê)

A partir do perfil de desempenho dos educadores e professores portugueses, consagrado em 2001, e de uma das suas dimensões em particular – a do desenvolvimento profissional ao longo da vida – tentaremos interrogar os seguintes aspectos, à luz da investigação científica: competências do professor; o professor enquanto pessoa e a personalização da formação; valores: ética e deontologia profissional, colaboratividade, cosmopolitismo; o professor como investigador e profissional reflexivo. O ideal do desenvolvimento do professor ao longo da vida implica que tanto a formação inicial como a formação continuada se constituam em pilares imprescindíveis da construção de percursos marcados pela satisfação de ser professor e pela melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.


Palavras-chave


desenvolvimento do professor ao longo da vida; competências docentes; modelos de formação docente; professor reflexivo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v17i23.529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais