Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida

Autores

  • Manuela Esteves Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.529

Palavras-chave:

desenvolvimento do professor ao longo da vida, competências docentes, modelos de formação docente, professor reflexivo.

Resumo

(Dossiê)

A partir do perfil de desempenho dos educadores e professores portugueses, consagrado em 2001, e de uma das suas dimensões em particular – a do desenvolvimento profissional ao longo da vida – tentaremos interrogar os seguintes aspectos, à luz da investigação científica: competências do professor; o professor enquanto pessoa e a personalização da formação; valores: ética e deontologia profissional, colaboratividade, cosmopolitismo; o professor como investigador e profissional reflexivo. O ideal do desenvolvimento do professor ao longo da vida implica que tanto a formação inicial como a formação continuada se constituam em pilares imprescindíveis da construção de percursos marcados pela satisfação de ser professor e pela melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/06/2014

Como Citar

Esteves, M. (2014). Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida. Educação Em Foco, 17(23), 17–44. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.529