Análise ambiental do rio Tracunhaém atrelada ao ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7788Keywords:
Environmental impacts. Environmental monitoring. Interdisciplinarity.Abstract
This research aimed to conduct an environmental analysis of the Tracunhaém River in the municipality of Bom Jardim, PE, with the goal of reinforcing the significance of water for terrestrial ecosystems and its relevance to human activities, particularly within the context of Geography Education. A comprehensive literature review was carried out to characterize the hydrographic basin of the study area and emphasize the importance of this subject in Geography classes. A specific section bathed by the river was selected capturing negative environmental impacts through photography. Utilizing these visual records, a thematic map was developed for high school students at a local school. The investigation unveiled the vulnerability of the Tracunhaém River ecosystem and facilitated an in-depth analysis of its biodiversity. Through the implementation of a pedagogical exercise, environmental education was effectively advanced, fostering the cultivation of critical thinking and the enhancement of Geography Education.
Downloads
References
ALBERTO, A; FILHO, B. G. R. Influência do despejo de esgoto doméstico nas características limnológicas do rio Camandocaia, bacia hidrográfica do rio Piracicaba, Estado de São Paulo. Revista biological sciences, v. 34, n. 2, p. 173-179, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v34i2.6708
ALBUQUERQUE, M. D. M.; RIBEIRO, M. E. S. A educação ambiental: uma alternativa emergente frente a problemática do lixo no município de Nazaré da Mata-PE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais eletrônicos [...] Recife: Realize Editora, 2018. p. 1- 9. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45677> Acesso em: 7 mar. 2023.
ALCÂNTARA, L. A. SILVA, M. C. A; NISHIJIMA, T. Educação ambiental e os sistemas de gestão ambiental no desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.5, n.5, 734-740. 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/223611704198
BAPTISTA, M; CARDOSO, A. Rios e cidades: uma longa e sinuosa história. Revista UFMG, v. 20, n.2, p. 124-153, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.35699/2316-770X.2013.2693
BELLINI, M; MUCELIN, C. A. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Revista Sociedade & Natureza, v. 20 n. 1, p. 111-124, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132008000100008
BELTRÃO, B. A; MASCARENHAS, J. C.; MIRANDA, J. L. F.; MANUEL, C. S. J.; GALVÃO, J. T.; PEREIRA, S. N. Diagnóstico do município de Bom Jardim. CPRM- Serviço geológico do Brasil, Recife: setembro de 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular., Brasília, 2018.
BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L6938.HTM acesso em: 12/05/2022
BRITO, J. I. B; SILVA, D. F. Variabilidade do vento na bacia hidrográfica do rio São Francisco durante a ocorrência da ZCAS. Revista Ambiência, v. 4, n. 2, p. 221-235, 2008.
BRUNO, H. B. Práticas de recuperação de mata ciliar em bacias hidrográficas. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, p. 63. 2014.
CASSARIN, F; SANTOS, M. Água o ouro azul, usos e abusos dos recursos hídricos. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
CASTOLDI, R; BERNARDI, B; POLINARSKI, C. Percepção dos problemas ambientais por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 56-80, 2009.
CASTRO, C. J. N. de; SOARES, D. A. S; QUARESMA, M. J. N. Cartografia e ensino de geografia: o uso de mapas temáticos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. Revista Boletim Amazônico de Geografia, v. 2, n. 3, p. 41-57, 2015. DOI: https://doi.org/10.17552/2358-7040/bag.v2n3p41-57
CASTRO, D. de; MELLO, R. S. P; POESTER, G. C. Práticas para restauração da mata ciliar. Porto Alegre: Catarse – Coletivo de Comunicação, 2012.
CASTRO, D. R; SANTANA, R. C. Análise ambiental a partir do etnoconhecimento dos ribeirinhos do médio rio São Francisco (Xique-Xique-BA). In: CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 4, Cruz das Almas. Anais eletrônicos [...], 2016. p. 1-6. Disponível em < file:///C:/Users/helen/Downloads/IVCOBESA-2016.pdf > Acesso em: 4 jun. 2023.
CLIMATE-DATE ORG. Bom Jardim. Brasil, 2021
ECODEBATE. Mudança climática afeta futuro da disponibilidade hídrica. Portal Eco Debate, 2022. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2022/05/04/mudanca-climatica-afeta-o-futuro-da-disponibilidade-hidrica/ acesso em: 29/07/2022
EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Monografia. (Pós-graduação Latu Sensu Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) –Centro de Ciências Agrárias, UNIOESTE. Paraná, p. 90. 2007.
FOGAÇA, T. K. Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: InterSaberes, 2017.
GOMES, P. M; MELO, C.; VALE, W. S. Avaliação dos impactos ambientais em nascentes na cidade de Uberlândia- MG: análise macroscópica. Revista Ver Sociedade E Natureza. v. 17, n. 32, p. 103-120, 2006. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v17-2005-9169
GOMES, N. O.; FILHO, G. B. R. A importância das aulas de hidrogeografia no ensino médio para a compreensão do caminho das águas e a sua relação com o saneamento básico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 5., 2018, Recife. Anais eletrônicos. [...]: Recife: editora, 2018. p. 1 – 12. Disponível em < https://cointer.institutoidv.org/inscricao/pdvl/uploadsAnais/A-IMPORT%C3%82NCIA-DAS-AULAS-DE-HIDROGEOGRAFIA-NO-ENSINO-M%C3%89DIO-PARA-A-COMPREENS%C3%83O-DO-CAMINHO-DAS-%C3%81GUAS-E-A-SUA-RELA%C3%87%C3%83O-COM-O-SANEAMENTO-B%C3%81SICO.pdf> Acesso em: 10 jul. 2023.
HEMPE, C.; NOGUERA, J. O. C. A Educação Ambiental e os resíduos sólidos Urbanos. In: Congresso Internacional de Educação Ambiental, 2., 2012, Panambi. Anais eletrônico [...] Panambi: UFSM, 2012. p. 682 – 695. Disponível em < https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4117> Acesso: 5 mai. 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/223611704117
INSTITUTO PROMINAS. Problemas ambientais globais. Faculdade Única, Ipatinga- MG, 2017.
JESUS, A. S. Os problemas ambientais causados pela falta de tratamento de efluente. Terra ambiental. 2017. Disponível em: https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/os-problemas-ambientais-causados-pela-falta-de-tratamento-de-efluente Acesso em: 27/05/2022
LIMA, D. A. D. S. Influência da mata ciliar na qualidade da água na bacia do Ribeirão Lajeado-TO. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 93. 2010.
LOPES, A. Hidrogeografia. Portal Educa mais Brasil, 2018. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/hidrogeografia acesso em: 28/09/2022.
MACEDO, M. Rio Nilo. Portal Educa mais Brasil, 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/rio-nilo Acesso em: 26/05/2022
MAGOSSI, L. R; BONACELLA, P. H. Poluição das águas. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2013.
MARENGONI, N. G.; KLOSOWSKI, E. S.; OLIVEIRA, K. P.; CHAMBO, A. P. S.; JUNIOR, A. C. G. Bioacumulação de metais pesados e nutrientes no mexilhão dourado do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu binacional. Revista Química Nova, v. 36, n. 3, p. 359-363, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422013000300002
MARTINS, R. A.; LARANJA, R. E. P.; FERREIRA, I. M.; SANTOS, E. V. Evolução da prática de irrigação por pivô central no município de Morrinhos (GO) e a pressão sobre os recursos hídricos. Revista Ambiência, v. 12, n.3, p. 881-890, Guarapuava/PR, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/ambiencia.2016.Especial.13
MATIAS, Á. Rio Ganges. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rio-ganges.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.
MATTOS, F. H. T. A educação ambiental e o uso racional da água na 5ª série do ensino fundamental no Colégio Pedro II em Santo Ângelo – RS. Monografia. (Pós-Graduação em Educação Ambiental). Universidade Federal de Santa Maria, Panambi, Rio Grande do Sul, p. 68. 2009.
MATTHIENSEN, A. Poluição e eutrofização de águas interiores-rios, lagos e represas. In: SIQUEIRA, G; SILVA, J. D. 12 feridas ambientais do planeta. Instituto gigantes da ecologia, Florianópolis/SP: HB Editora, p. 50-51, 2017.
MENEGHESSO, V. A; LASTÓRIA, A. C. Hidrografia local e práticas pedagógicas de geografia no ensino fundamental paulista. Revista Cocar, v.10, n.20, p.386 a 405. 2016.
MUSSOI, A. B; SANTOS, W. T. P. A fotografia como recurso didático no ensino de Geografia. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná em convênio entre secretaria de Estado do Paraná e UNICENTRO. Guarapuava-PR, 2008.
OLIVEIRA, E. B.; MARANGON, L. C.; FELICIANO, A. L.; FERREIRA, R. L. C.; RÊGO, P. L. Estrutura fitossociológica de um fragmento de mata ciliar, Rio Capibaribe Mirim, Aliança, Pernambuco. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 4(2), 167-172. (2022) DOI: https://doi.org/10.5039/agraria.v4i2a8
OLIVEIRA, F. P. Percepção ambiental e gestão do meio ambiente de Toritama (PE): estudo da percepção de diferentes atores sociais sobre o rio Capibaribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, p. 140. 2007.
OLIVEIRA, N; SÁ, L. N.; LEITE, J. P. A.; FILHO, G. B. R. Os múltiplos usos das águas e o ensino de geografia: mitigação dos impactos negativos na sociedade através da educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 6., 2019, Recife. Anais eletrônicos. [...]: Recife: editora, 2019. p. 1 – 12. Disponível em < https://cointer.institutoidv.org/inscricao/pdvl/uploadsAnais2020/OS-M%C3%9ALTIPLOS-USOS-DAS-%C3%81GUAS-E-O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA:-MITIGA%C3%87%C3%83O-DOS-IMPACTOS-NEGATIVOS-NA-SOCIEDADE-ATRAV%C3%89S-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf> Acesso em: 7 jul. 2023.
OLIVEIRA, N. A. da S. A percepção dos resíduos sólidos (lixo) de origem domiciliar, no Bairro Cajuru-Curitiba-PR: um olhar reflexivo a partir da educação ambiental. 2006. 173 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 173. 2006.
ONO, M. M. Importância dos rios. Cuide dos rios,2022. Disponível em: http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/#:~:text=Os%20rios%20s%C3%A3o%20fontes%20de,mais%20importante%20do%20ciclo%20hidrol%C3%B3gico. Acesso em: 25/05/2022.
PENA, R. F. A. Distribuição da água no Brasil. Mundo educação, s. d. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/distribuicao-agua-no-brasil.htm acesso em: 29/05/2022
FEREIRA, C. S.; RODRIGUES, M. O. S.; BARROS, C. L. S.; ALMEIDA, B. L. N.; DIOGO, M. L. S. A. Identificação de impactos ambientais provocados pelo lançamento de resíduos sólidos e líquidos no Rio Itapecuru. Nature and Conservation, v.13, n.2, p.58-66, 2020. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.002.0006
SILVA, A. L. A.; MELLO, M. M. C.; ALMEIDA, M. R. Por onde andam os rios de Salvador? Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, v. 5, n.2, p. 297-311, 2019. DOI: https://doi.org/10.18224/baru.v5i2.7856
SILVA, C. D. S. Avaliação dos impactos ambientais causados na nascente do Rio da Prata/PB pelas plantações de cana-de-açúcar. Monografia (Graduação em Tecnologia Sucroalcooleira), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, p. 60. 2015.
SANTOS, P. H. G. A Percepção Ambiental em Rios Urbanos: O Caso do Rio Capibaribe em São Lourenço da Mata-PE. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 90, 2015.
SANTOS, V. S. Impactos ambientais. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/impactos-ambientais.htm Acesso em: 16/03/2022
SCALCO, J. P.; FERREIRA, G. C. Impactos ambientais da mineração de argila para cerâmica vermelha na sub-bacia do ribeirão Jacutinga–rio claro e Corumbataí (SP). Revista Geociências, v. 32, n.4, p. 760-769. 2013.
SOUZA, M. C. B. D. Influência da mata ciliar na qualidade da água de trecho do Rio Jararecica-Maceió/AL. Dissertação (Mestrado em recursos hídricos e saneamento), Universidade Federal do Alagoas, p. 197. 2012.
UOL. Estudo inédito revela que todos os rios do mundo estão contaminados por resíduos de medicamentos. Notícias Uol, 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/02/18/estudo-inedito-revela-que-todos-os-rios-do-mundo-estao-contaminados-por-residuos-de-medicamentos.htm acesso em: 29/07/2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











