Análise ambiental do rio Tracunhaém atrelada ao ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7788

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Impactos ambientais., Interdisciplinaridade. , Monitoramento Ambiental.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar a análise ambiental do Rio Tracunhaém no município de Bom Jardim- PE buscando reafirmar a importância das águas para os ecossistemas terrestres e usos para os seres humanos atrelado ao Ensino de Geografia. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, com o qual foi possível caracterizar a bacia hidrográfica da área de estudo e argumentar sobre a importância do tema nas aulas de Geografia. Um trecho da área banhada pelo rio foi escolhido e realizadas fotografias com o intuito de expor os impactos ambientais negativos. Com base nessas imagens, foi construído, um mapa temático para os estudantes do ensino médio, numa escola do município. Foi possível constatar a vulnerabilidade do Rio Tracunhaém e analisar a sua biodiversidade. Com a aplicação da atividade pedagógica, foi possível promover a educação ambiental, contribuindo para a construção do pensamento crítico, fortalecendo o Ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

Ricardo Pedro da Silva, Universidade de Pernambuco

Pós-graduando em Geografia, Meio ambiente e Sustentabilidade. Licenciado em Geografia, Universidade de Pernambuco. Fotógrafo. Docente extensionista no PREVUPE. Bolsista no Programa de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Monitoria nas disciplinas de graduação de Geomorfologia; Fundamentos de pedologia e edafologia.

Helena Paula de Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Energia e Tecnologias Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Geografia e Coordenação do Laboratório de Monitoramento Ambiental do Campus Mata Norte - Universidade de Pernambuco. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas e métodos de ensino de Geografia, meio ambiente e monitoramento ambiental.

Anderson José da Silva Fonseca, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Geografia pelo mesmo programa na UFPE. Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como professor convidado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Mata Norte, ministrando a disciplina de Pedologia e Edafologia. Atualmente, é servidor público da Prefeitura da Cidade do Recife. Também atua como professor de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais e EJA, além do Ensino Médio. Foi estagiário na Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), na Unidade de Educação Ambiental, onde desenvolveu pesquisas e atividades voltadas para a educação ambiental. Possui experiência na elaboração de mapas, sensoriamento remoto e identificação de áreas degradadas em vegetação de florestas urbanas, por meio de índices de vegetação.

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Publicado

30/04/2025

Como Citar

Silva, R. P. da, Silva, H. P. de, & Silva Fonseca, A. J. (2025). Análise ambiental do rio Tracunhaém atrelada ao ensino de Geografia. Educação Em Foco, 28(54), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7788