Grupo de Estudos Formadores em Ação e a formação continuada de docentes em serviço e equipes gestoras/pedagógicas da escola pública da região Noroeste do estado do Paraná – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8264Palavras-chave:
Educação básica, . Estratégia de ensino, Profissionalização docenteResumo
Objetivou-se, neste estudo, investigar o processo do curso de formação continuada “Grupo de Estudos Formadores em Ação”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Paraná, proporcionado aos professores da educação básica paranaense e, em especial, à formação e ao trabalho da equipe gestora/pedagógica de escolas da região Noroeste do Paraná. Retrata uma parte da pesquisa do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa a partir de questionários realizados com 9 pedagogas e 5 diretores, que participaram das edições do curso de 2020 e 2021. A análise de dados foi baseada nos referenciais da Análise de Conteúdo. Constatamos que o “Grupo de Estudos Formadores em Ação” contribui com a troca de conhecimentos, aperfeiçoando práticas e habilidades em tecnologias da informação, com metodologias ativas, porém não subsidia os participantes diante da necessidade contínua de formação.
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