Grupo de Estudos Formadores em Ação e a formação continuada de docentes em serviço e equipes gestoras/pedagógicas da escola pública da região Noroeste do estado do Paraná – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8264

Palavras-chave:

Educação básica, . Estratégia de ensino, Profissionalização docente

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, investigar o processo do curso de formação continuada “Grupo de Estudos Formadores em Ação”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Paraná, proporcionado aos professores da educação básica paranaense e, em especial, à formação e ao trabalho da equipe gestora/pedagógica de escolas da região Noroeste do Paraná. Retrata uma parte da pesquisa do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa a partir de questionários realizados com 9 pedagogas e 5 diretores, que participaram das edições do curso de 2020 e 2021. A análise de dados foi baseada nos referenciais da Análise de Conteúdo. Constatamos que o “Grupo de Estudos Formadores em Ação” contribui com a troca de conhecimentos, aperfeiçoando práticas e habilidades em tecnologias da informação, com metodologias ativas, porém não subsidia os participantes diante da necessidade contínua de formação.

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Biografia do Autor

Elisângela Casale Marquioto Prado, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação para a Ciência e Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em História pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é professora pedagoga - Secretaria de Estado de Educação do Paraná. 

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990); doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná- UNESPAR do campus de Paranavaí e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, atualmente aposentada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM. Coordena o Grupo de Estudos em Ciências, Ensino e Ambiente - GECENA da Universidade Estadual de Maringá, atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Ambiental, Temas Controversos, Formação de Professores, Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia, Avaliação Escolar. É membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio).

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Publicado

21/08/2025

Como Citar

Casale Marquioto Prado, E., & Lúcia Olivo Rosas Moreira, A. (2025). Grupo de Estudos Formadores em Ação e a formação continuada de docentes em serviço e equipes gestoras/pedagógicas da escola pública da região Noroeste do estado do Paraná – Brasil. Educação Em Foco, 28(55), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8264