Saberes do trabalho de uma professora e de uma auxiliar de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8306Palabras clave:
Educação e trabalho, Cuidado, Saberes Docentes, Trabalho docenteResumen
El artículo es resultado de un estudio sobre los saberes de las maestras y asistentes de la educación infantil de una escuela municipal del Rio Grande do Sul. Desde la experiencia de una de las autoras como asistente de una escuela municipal, la investigación tuvo como objetivo principal analizar la comprensión de estas profesionales acerca de los saberes presentes en su práctica en la educación infantil. También se propuso comprender las características de los saberes de las asistentes y maestras, así como la forma en que se manifiestan. El enfoque del estudio fue cualitativo y se utilizaron como instrumentos entrevistas semiestructuradas y observaciones libres. Como resultado, el estudio presenta las características de los conocimientos que maestras y asistentes de la educación infantil emplean en su práctica profesional, los cuales se comparten a diario en un contexto de división del trabajo que limita las posibilidades de contribución a la práctica educativa.
Descargas
Citas
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação infantil. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, s.d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 out. 2023.
BRASIL. Caderno de conceitos e orientações do censo escolar matrícula inicial. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2022. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/cadernos_de_conceitos_22.pdf. Acesso em 10 out. 2023.
BROSTOLIN, M. R. Ser professor de Educação Infantil: a concepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Práxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 93-105, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5463. Acesso em: 6 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5463
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/BJgTCYCfMbPVQcdFrkBN5yh/abstract/?lang=pt. Acesso em 14 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230021
CAMPOS, Maria Malta. Educar crianças pequenas: em busca de um novo perfil de professor. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 121-131, jan./dez. 2008. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/130. Acesso em: 10 jan. 2022.
CAMPOS, Maria Malta. Educar e cuidar: questões sobre o perfil do profissional de educação infantil. In: Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília: MEC/SEF/DPEF/COEDI, 1994, p. 32-42.
CARRASCO, Cristina; BORDERÍAS, Cristina; TORNS, Teresa (org.). El trabajo de cuidados: antecedentes históricos y debates actuales. In: CARRASCO, Cristina; BORDERÍAS, Cristina; TORNS, Teresa (org.). El trabajo de cuidados: historia, teoría y políticas. Madrid, La Catarata, 2011, p. 13-96.
CONCEIÇÃO, Graziela Pereira da. Trabalho docente na educação infantil pública de Florianópolis: um estudo sobre as auxiliares de sala. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
COUTINHO, A. M. S., CÔCO, V., ALVES, T. As auxiliares na composição funcional da docência na educação infantil nas redes municipais de ensino. Cadernos CEDES, v. 43, n. 119, p. 130-143, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/P56J3RCsvKdfHZqR3sLn5Vs/#. Acesso em 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/cc256552
DEJOURS, Christophe. Inteligência prática e sabedoria prática: duas dimensões desconhecidas do trabalho. In: LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte Idal (org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, Brasília: Paralelo 15, 2004, p. 277-299.
DUARTE, Fabiane. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2011.
FREIRE, Adriani. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sônia et al. (org.). Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999.
HADDAD, Lenira. Professora de educação infantil? Em busca do núcleo central da representação social a partir da análise das evocações livres. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, v. 16, n. 17, p. 85-104, 2009. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/322/357. Acesso em: 20 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.322
LIMA, Raquel Garcia Braga de; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representações sociais do trabalho em tensão: narrativas de agentes e professores de Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 66, 2020, p. 1064-1090. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2020000301064. Acesso em 13 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS06
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro, 2018.
MOLINIER, Pascal. Au-delà de la féminité et du maternel, le travail du care. Champ Psychosomatique, v. 58, n. 2, p. 161-174, 2010. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-champ-psy-2010-2-page-161.htm. Acesso em: 22 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.3917/cpsy.058.0161
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
PAULINO, Verônica Belfi Roncetti; CÔCO, Valdete. Políticas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 24, n. 92, p. 697-718, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/wzfqYF8Y9VN7NWXFkZRFLBj/#. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300008
PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos. “Não! A auxiliar não é a professora”: o papel das auxiliares da educação infantil no contexto de creche no município de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
POLANYI, Michael. Conhecimento pessoal. Por uma filosofia post-crítica (alguns extractos). In: Beira, Eduardo. Michael Polanyi (1958, 1964): sobre o conhecer pessoal. Universidade do Minho, 2009. Disponível em: http://www3.dsi.uminho.pt/ebeira/wps/WP86conhecerpessoal.pdf. Acesso em: 14 mai. 2023.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro, Record, 2009.
SOLÍS, Cristina Vega. Culturas del cuidado en transición: espacios, sujetos e imaginarios en una sociedad de migración. Barcelona: Editorial UOC, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFCE, 1996.
THEODOROSKI, E. F. Valorização dos/as profissionais da Educação Infantil e a garantia de direitos das crianças: uma análise do município de Petrópolis - RJ em 2019. Jornal de Políticas Educacionais, v. 16, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/download/84193/46407. Acesso em 18 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84193
TRIVIÑOS. Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 5. ed. Atlas, 2009.
VIEIRA, L. F.; SOUZA, G. de. Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar em Revista, n. especial 1, p. 119–139, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/CFRHQD9Dmjt63kTdjYzytvD/. Acesso em 25. Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000400006
ZELIZER, Viviana. A economia do care. In: GUIMARÃES, N. A.; HIRATA, H. (org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012. p. 15-28.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











