Saberes do trabalho de uma professora e de uma auxiliar de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8306

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Cuidado, Saberes Docentes, Trabalho docente

Resumo

O artigo é resultado de estudo que teve como tema os saberes de uma professora e de uma auxiliar da educação infantil de uma escola municipal de cidade do interior do Rio Grande do Sul. Partindo da experiência de uma das autoras como auxiliar em uma escola, a pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dessas trabalhadoras sobre os diferentes saberes de sua prática e sobre as formas como eles se encontram no seu fazer diário na educação infantil. A abordagem foi qualitativa, utilizando-se como instrumentos de produção das informações entrevistas semiestruturadas e observações da prática educativa. Como resultados, o estudo apresenta as características dos saberes que professoras e auxiliares de educação infantil mobilizam na prática profissional. A pesquisa aponta também que estes conhecimentos se caracterizam pelo saber da experiência e que são partilhados num contexto de divisão do trabalho que restringe as possibilidades de contribuição para a prática educativa.

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Biografia do Autor

Mônica Reinicke Bartz, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente, Cuidado e Classe Social do Mestrado e Doutorado da Unisc. Auxiliar de Educação Infantil  na Prefeitira Municipal de Santa Cruz do Sul. Temáticas de interesse: Trabalho Docente; Educação Infantil; Saberes Docentes.

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul. Integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o grupo de pesquisa Trabalho Docente, Cuidado e Classe Social do Mestrado e Doutorado em Educação. Os estudos realizados centram-se nos temas trabalho docente, educação e trabalho, cuidado e gênero.

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Publicado

23/07/2025

Como Citar

Reinicke Bartz, M., & Viegas, M. F. (2025). Saberes do trabalho de uma professora e de uma auxiliar de Educação Infantil. Educação Em Foco, 28(55), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8306