GRANDE HERA! OS HERÓIS CHEGARAM NA SALA DE AULA:
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8321Palavras-chave:
Super-Heróis. Revisão Sistemática de Literatura. Práticas Pedagógicas. Sala de aula.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar o uso de super-heróis nas práticas pedagógicas por professores em sala de aula em diferentes níveis de ensino por meio de uma revisão sistemática de literatura. A pesquisa abrangeu bases de dados em língua portuguesa e inglesa, resultando na seleção de oito trabalhos para análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que as práticas com super-heróis ocorreram no Ensino Médio e Superior, principalmente na área de Física, com registros nas áreas de Biologia e Sociologia. A maior parte das publicações concentra-se na última década, predominantemente nos Estados Unidos e nos Países Baixos. Encontramos, nos trabalhos analisados, propostas de atividades e práticas realizadas, o que demonstra que mesmo as publicações não se referem a ações efetivamente implementadas, mas a propostas. Concluímos que a utilização de super-heróis nas práticas pedagógicas representa uma oportunidade promissora para a aprendizagem significativa, embora ainda esteja em estágio inicial.
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